A estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho 2024 não deverá ser em Santa Cruz do Sul. O alviverde começa o Estadual diante do Campeão da Divisão de Acesso 2023, o Santa Cruz. Inicialmente, o confronto estava marcado para o Estádio dos Plátanos, no final de semana de 20 e 21 de janeiro. Porém, o Galo Carijó foi punido com uma perda de mando de campo devido aos fatos ocorridos ainda na campanha da Série A2 deste ano.
No dia 13 de agosto, o Santa Cruz enfrentou o Lajeadense pela semifinal da Divisão de Acesso. A partida de volta terminou com vitória do Galo por 1 a 0 e classificação à final. Contudo, o árbitro Jean Pierre Lima relatou em súmula a queda de parte da arquibancada do Estádio dos Plátanos e uma briga generalizada entre jogadores dos dois clubes após o apito final. Na queda da estrutura, alguns torcedores ficaram feridos.
Neste mês de dezembro, o Santa Cruz recorreu da perda de mando ao Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), mas o clube teve recurso negado. O time de Santa Cruz do Sul ainda foi multado em R$ 10,8 mil pelos incidentes. Cabe apenas recurso ao STJD, no Rio de Janeiro.
A Federação Gaúcha de Futebol ainda não divulgou a tabela detalhada da primeira rodada com os dias e horários dos jogos da primeira rodada. Contudo, a entidade colocou o local da partida como "a definir".
Caso a punição seja mantida, o jogo entre Santa Cruz e Juventude deverá ser em outra cidade a ser escolhida pelo mandante. Entre as possibilidades o Estádio do Vale, pois o Novo Hamburgo começa o estadual fora de casa diante do Brasil-Pel. Mais próxima, a cidade de Lajeado também pode ser alternativa como sede com a Arena Alviazul.