O técnico Thiago Carpini não deve retornar a Caxias do Sul. O treinador recebeu uma proposta oficial do Santos e teve conversas com a direção do Peixe na noite de terça-feira (12). A questão salarial está ajustada entre as partes. De férias, o profissional chegou ao país no começo desta semana. Porém, algumas dúvidas ainda persistem.
A direção do Juventude evita falar publicamente sobre a situação. Uma fonte ouvida disse que o clube não recebeu "absolutamente nada de forma oficial". A única certeza da direção é de que o treinador recebeu a proposta do Santos. O clube ainda não foi procurado pelo time paulista para saber da multa do treinador, que é levemente superior a R$ 1 milhão. Ou sobre como faria esse pagamento.
Segundo a mesma fonte, o Juventude aguarda uma resposta do treinador. Segunda a direção alviverde, o técnico ficou de dar um posicionamento aos dirigentes até o fim desta quarta-feira (13) sobre o acordo. Antes de dizer sim ou não ao Peixe, o profissional se comprometeu a avisar a direção do Verdão.
Por outro lado, em São Paulo, a contratação de Carpini pelo Santos é dada como certa. Desde sábado o nome do profissional circula nos bastidores do Peixe, quando o clube passou por eleições. E a situação evoluiu após a vitória de Marcelo Teixeira.
Segundo a repórter Joanna de Assis, do Sportv, o acordo teria sido fechado após a reunião desta terça e o Santos gostaria de pagar o valor da multa com a cessão de dois jogadores do seu elenco para o Juventude, em 2024, algo rechaçado pelo Verdão.
O Juventude não vê a multa como um problema para travar o negócio. Entretanto, a direção não abre mão do pagamento integral do valor. Caso contrário, o alviverde não liberaria o contrato no sistema da CBF. O clube até tem interesse em jogadores do Santos, mas trata as negociações de forma distinta.
Pelo que se sabe dos bastidores, a questão principal para o possível acerto de Carpini com o Santos é o projeto apresentado pelo clube e o peso que tem o time paulista no cenário brasileiro e mundial. O Ju não fez uma contraproposta para tentar manter o treinador, até porque acredita que essa é uma escolha que ultrapassa a esfera de Série A ou Série B.
— É o time do Pelé — resumiu uma fonte ouvida pelo Pioneiro/GZH.
POSSÍVEIS SUBSTITUTOS
Se confirmada a ida para a Vila Belmiro, Thiago Carpini sabe que será cobrado por resultados logo de cara. A pressão é inevitável. No Juventude, ele tem um ambiente de mais segurança, pois a direção daria respaldo se o time não começasse tão bem o Gauchão. Em solo gaúcho, ele teria a paciência que em grandes clubes não existe, como é o caso do Santos.
O Juventude admite que já trabalha com uma lista interna para possíveis substitutos. Com pouco mais de 15 dias para a reapresentação do elenco, a direção teria de agir de forma rápida. Entretanto, o clube diz que não ligou para ninguém antes de receber a resposta de Thiago Carpini. Internamente, o Juventude afirma que é complicado ligar para outro profissional para dizer: "se o Carpini sair, você estaria disposto?".
A fonte ouvida negou contato com Hélio Dos Anjos, atualmente no Paysandu e que nem foi cogitado em uma lista inicial da direção. O clube quer tratar uma coisa de cada vez. Mas, ao mesmo tempo, vê opções no mercado para substituir o treinador. O clube conta que há nomes empregados e desempregados. Porém, aguarda a ligação de Carpini para definir o futuro.