Futebol e Matemática se encontram nas duas rodadas finais da Série B 2023. Além do desempenho em campo, o momento é dos clubes fazerem os cálculos finais na luta pelo acesso. E para o Juventude, terceiro colocado na tabela com 61 pontos, os números sorriem. Afinal, o time depende apenas de si para confirmar uma das quatro vagas. Tanto o site Infobola como o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais colocam o Verdão com 74% de chances de subir para a Primeira Divisão em 2024.
Oito times disputam três vagas, uma vez que o Vitória já carimbou o acesso e o título desta edição do campeonato. Estão no páreo: Criciúma, Juventude, Atlético-GO, Sport, Vila Nova-GO, Novorizontino, Mirassol e Guarani.
E para atingir a meta com uma rodada de antecedência, o Verdão terá que vencer a Ponte Preta, no sábado (18), em Caxias do Sul e torcer por dois entre três resultados paralelos. O time de Thiago Carpini seca Sport, Atlético-GO e Vila Nova-GO na 37ª rodada. Para o treinador alviverde, inclusive, o acesso dificilmente virá nesta rodada.
— A partida contra Ponte Preta vai ser mais uma final, como foi diante do ABC e vai ser depois com o Ceará. Acredito que nada vai se resolver na próxima rodada. Tudo vai se arrastar até o final. O que tem mudado é que alguns clubes talvez tenham se distanciado do G-4. Temos que nos preocupar com o nosso jogo — admitiu o comandante alviverde após o empate em Natal.
Mesmo que a classificação não venha neste fim de semana, a equipe alviverde terá a oportunidade de carimbar a vaga diante do Ceará, na batalha final, marcada para o dia 25, em Fortaleza.
Conforme a UFMG, o time que atingir 64 pontos tem, momentaneamente, 92% de chances de confirmar o acesso. Neste caso, faltaria um vitória ao Ju nas duas partidas finais.
Classificação e chances de acesso:
Jogos finais:
Criciúma: Botafogo-SP (C) e Novorizontino (F);
Juventude: Ponte Preta (C) e Ceará (F);
Atlético-GO: Mirassol (F) e Guarani (C);
Sport: Vitória (F) e Sampaio Corrêa (C)
Vila Nova-GO: Ceará (C) e ABC (F);
Novorizontino: Londrina (F) e Criciúma (C);
Mirassol: Atlético-GO (C) e Tombense (F);
Guarani: ABC (C) e Atlético-GO (F).