A ACBF de Carlos Barbosa cumpriu a lógica e é a primeira equipe semifinalista do Gauchão de Futsal. Pelo jogo de volta das quartas de final, venceu a Afucs nesta quarta-feira (1º), por 5 a 2, em partida disputada no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa. Os gols da ACBF foram marcados por Murilo, Tiago Selbach, Meira, Dill e Fernando, enquanto Mateus e Chapinha anotaram os gols da Afucs.
A exemplo do que tinha feito no jogo de ida, quando venceu a equipe de Seberi por 7 a 3, a Laranja Mecânica novamente saiu vitoriosa de quadra. No agregado, a ACBF venceu o confronto por 12 a 5. Já a Afucs, despediu-se da competição estadual lutando até o último suspiro. Mesmo com a pior campanha entre os classificados, deparou-se nas eliminatórias contra dois gigantes. Com valentia, eliminou nas oitavas um dos favoritos (o Atlântico), mas nas quartas de final essa valentia não foi suficiente para se classificar contra o time de Carlos Barbosa.
Frente à frente retrospectos distintos. O time de Carlos Barbosa chegou à partida decisiva com um bom retrospecto enquanto mandante: oito vitórias em nove partidas disputadas - e apenas um empate. Já os visitantes com um retrospecto ruim como visitante: em dez jogos, duas vitórias, um empate e sete derrotas.
Superioridade desde o início
A vitória da equipe de Carlos Barbosa começou a ser construída logo aos 51 segundos de partida. Em um belo chute, Murilo, camisa 10, abriu o placar: 1 a 0. Tiago Selbach, em outra jogada ofensiva da ACBF desperdiçou o que seria o segundo gol.
Com a classificação praticamente encaminhada e com as atenções divididas com a Liga Nacional de Futsal, o time local diminui o ímpeto. Passou a trabalhar mais a bola, o que fez com que a Afucs gostasse do jogo e buscasse o ataque. E foi o que aconteceu. Mateus, avançado, recebeu, dominou e com frieza finalizou para diminuir: 2 a 1. Só que não deu tempo para o time do técnico Vini Gaúcho comemorar porque, na sequência, Meira roubou a bola com um carrinho e finalizou na saída de Glauber: 3 a 1. Além de ampliar a vantagem da Laranja Mecânica da Serra, Meira anotou o milésimo gol desta edição do Gauchão de Futsal.
Ainda na primeira etapa de jogo, faltando pouco mais um minuto para o intervalo, a partida teve mais dois gols. Chapinha, recebeu a bola no lado direito de ataque e finalizou com o pé esquerdo: 3 a 2. E meio minuto depois, Dill anotou outro golaço para a ACBF: 4 a 2.
Na segunda etapa, as equipes voltaram da mesma maneira: buscando o gol. E fazendo a envolvente troca de passes, a ACBF marcou mais um tento na partida, com Fernando: 5 a 2. Faltando 3min30seg, Pedro Rei foi derrubado dentro da área e a arbitragem marcou pênalti para a ACBF. O time de Carlos Barbosa teve a chance de ampliar a vantagem, mas Murilo cobrou e carimbou o poste. Em seguida, faltando 47 segundos para o fim da partida, a Afucs teve um tiro livre indireto cobrado por Maki, que também carimbou a trave.
A ACBF foca, agora, na Liga Nacional. No domingo (5), às 11 horas, enfrenta o Joinville.
Quartas de final - Gauchão de Futsal
Jogos de ida
28/10: Afucs 3x7 ACBF*
29/10: Carazinho 7x1 Uruguaianense
31/10: Assoeva 4x5 Sercca
2/11, 18h: Lagoa x Passo Fundo Futsal
Jogos de volta
1º/11: ACBF 5x2 Afucs
7/11, 21h: Passo Fundo Futsal x Lagoa
10/11, 20h: Sercca x Assoeva
14/11, 21h: Uruguaianense x Carazinho