Não foi a melhor estreia do Caxias do Sul Basquete na temporada 2023/24 do NBB. Com muitos erros e um baixo aproveitamento ofensivo, o time do técnico Rodrigo Barbosa conheceu sua primeira derrota na competição, logo no confronto inaugural e num clássico gaúcho diante do União Corinthians.
Atuando em casa, no Ginásio do Sesi, o Caxias do Sul Basquete tornou-se um time inseguro durante a partida, e isso custou a derrota por 82 a 66. Essa foi a primeira rodada de 36. De 19 equipes, 16 avançam para os playoffs.
— Quando você tem a capacidade de fazer as coisas e isso não acontece, gera uma insegurança. Dentro do jogo é difícil reverter. É o primeiro jogo e que sirva de lição para continuar trabalhando. O campeonato é longo. Se tivesse vencido, não seria nada diferente do que temos que fazer na frente — comentou o técnico Rodrigo Barbosa, após o jogo.
Além da atuação ruim, o Caxias do Sul Basquete encontrou um adversário com os estrangeiros inspirados. Kendall Stephans, austrialiano com nacionalidade americana, foi o cestinha com 18 pontos, seguido pelo sérvio Djokovic, com 14. Além disso, o americano Duane Johnson fez 13 pontos e pegou cinco rebotes.
— A gente sabia que os jogadores (estrangeiros) que chegaram tinham qualidade. Não só qualidade de pontuar, mas de achar os companheiros. Mesmo assim, se for analisar taticamente, erramos muito defensivamente. Quando um time erra muito é um ciclo. Se defende mal, não faz contra-ataque e vai para o ataque inseguro, e isso gera uma volta defensiva ruim. Não tivemos força de recuperar — avaliou Rodrigo Barbosa.
Outro erro do Caxias do Sul Basquete, que chamou a atenção, foi no número de lances livres desperdiçados. O aproveitamento foi de 63.6%.
— Treinamos bastante, mas junto com o treinamento tem o aspecto emocional. Precisa estar seguro dentro do jogo e ter confiança no que trabalhou. Essa pressão de não poder errar, faz você errar. O componente emocional de ser estreia e em casa, as coisas não acontecem, isso leva um peso para cada bola. Talvez, por isso, o lance livre, algo simples no basquete, tem um aproveitamento tão ruim — finalizou Barbosa.
O próximo jogo do Caxias Basquete será mais uma vez no Ginásio do Sesi, na segunda-feira (30), às 20h, contra o Botafogo. O confronto é pela segunda rodada do NBB.