Você frequenta alguma academia? Caso isso não aconteça, você certamente conhece um amigo ou familiar que treina em algum estabelecimento em Caxias do Sul. Esse é um dos ramos que movimenta de forma substancial a economia local. E, após a pandemia, a busca por um estilo de vida mais saudável fez aumentar o número de serviços e de pessoas que implementaram um hábito positivo para a saúde.
Isso movimentou o negócio e o mercado das academias, que tem buscado diversificar as opções para os seus clientes. Na última década, o número de estabelecimentos registrados no município cresceu. Mas com novidades. Além da musculação, muitos desses locais apostam em outras modalidades, com atividades funcionais, natação, ioga, esportes na areia, boxe, entre tantas outras.
— A pandemia, ao mesmo tempo que nos tirou muitos alunos, e até fechamos durante grande período, fez com que as pessoas se conscientizassem mais da importância da atividade física regular. Então, tivemos um aumento significativo das atividades após a pandemia — afirma Raul Neukamp Jr, líder regional em Caxias do Sul e região da Associação Brasileira de Academias (ACAD) Brasil e gestor da Pranadar.
O número de academias licenciadas em Caxias do Sul teve um crescimento significativo na última década. Entre 2013 e 2023, houve uma elevação de 13,45%. Atualmente, a cidade conta com 226 estabelecimentos registados no Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF-RS). Em 2019, esse número era de 213.
— Tivemos esse aumento de academias registradas, mas fica nosso questionamento: será que em Caxias do Sul temos apenas 226 empresas ou locais que prestam atividade física? Eu mesmo respondo: não. Nas últimas forças tarefas, nós tivemos a relação de empresas que não estão registradas e pior, não tem profissionais habilitados para ministrar atividades físicas. Temos que conscientizar a sociedade que, quando se matricular numa academia, a primeira coisa que deve perguntar é se está registrada e com profissionais habilitados — comentou Carla Pretto, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS)
Nós percebemos que o horizonte para as academias e para quem trabalha com atividade física, nos próximos quatro ou cinco anos é um horizonte muito bom.
A Associação Brasileira de Academias, também conhecida como Acad, foi criada com o objetivo de desenvolver o setor no Brasil e ajudar os associados na gestão dos estabelecimentos. A entidade auxilia na busca de melhores resultados para os empreendedores do setor.
— Através de diversos encontros, nós percebemos que o horizonte para as academias e para quem trabalha com atividade física, nos próximos quatro ou cinco anos, é muito bom. Há alguns fundos monetários, de fora do Brasil, investindo agora e com previsão para o ano que vem, tanto na compra de academias, como no surgimento de novas redes. As academias, que estão bem postadas, podem lucrar com isso — disse Raul Neukamp Jr, que completou:
— Temos uma boa perspectiva de crescimento no mercado. Quanto mais academias existirem, mais as pessoas irão experimentar. No passado, talvez, os valores eram mais caros. Agora, já há opções com o custo mais reduzido. As academias estão, cada vez mais, preocupadas em captar e manter esse aluno que começa. É fácil captar e depois de três meses, perder ele.
Expansão nacional
Esse crescimento do mercado de academias em Caxias do Sul acompanha um movimento nacional. O Brasil é o segundo país do mundo em número de academias. Só perde para os Estados Unidos. Esse dado aparece em pesquisa realizada, neste ano, pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), uma associação com profissionais do mundo todo, que buscam o desenvolvimento do ramo fitness. Esse estudo estima que o mercado fitness representa 0,13% de todo o PIB nacional.
— As empresas de condicionamento físico têm um impacto financeiro muito grande. Desde o número de empregados até o número de gastos com saúde. Podemos fazer uma relação que as pessoas que praticam atividade física adoecem menos. Então, o impacto financeiro com o aumento de empresas é muito importante para o sistema econômico como um todo — avaliou Carla Pretto.
NÚMEROS RELACIONADOS A ACADEMIAS
:: 2023 - Academias registradas em Caxias do Sul - 226
:: 2019 - Academias registradas em Caxias do Sul - 213
:: 2013 - Academias registradas em Caxias do Sul - 199
Fonte: CREF2/RS
:: No Brasil atualmente são 35 mil academias oficiais. Em 2019, eram 29 mil;
:: O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de academias;
:: 8 milhões de brasileiros frequentam academias;
:: O mercado fitness representa 0,13% de todo o PIB nacional.
Fonte: International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA)
Aposta em ambiente familiar
Há 10 anos, Rodrigo Ceola, 38 anos, e Dhiego de Gasperi, 30, estagiavam na área de Educação Física. Os dois profissionais ainda trabalharam juntos durante oito anos em uma academia. No final de 2019, um pouco antes da pandemia do Coronavírus, eles apostaram suas fichas na compra de um estabelecimento localizado no bairro Desvio Rizzo.
— Nós viemos de uma academia semi-personal, onde trabalhávamos com cinco alunos por pessoa. A gente começou a perceber que esse formato era o ideal pra se manter à longo prazo. Tem gente treinando conosco há 10 anos. Trouxeram toda família junto para treinar. Trabalhamos ao lado do aluno, acompanhando o desenvolvimento dele para que alcance o objetivo que ele tem, destacando a parte mental, junto com a estética, a física e a saúde — apontou Ceola, ex-jogador profissional de vôlei.
Os proprietários acreditam que o ambiente familiar é o diferencial da empresa. Pela manhã, são atendidos especialmente um grupo de 15 idosos. À tarde, o público-alvo é considerado mais jovem.
— Nosso maior público é família. Pai, mãe, filho e avós. Eles acabam indicando um parente, um amigo, um vizinho. Nosso maior atrativo é o "boca a boca". Nosso público basicamente são famílias do Desvio Rizzo. Eles perceberam os benefícios da atividade física, juntamente com a melhora da qualidade de vida, de seu bem estar. Damos toda metodologia de trabalho, fazendo um atendimento mais especializado, qualificado e voltado à especificidade do aluno— avaliou Dhiego.
Prova disso é o casal Diego Gauer Drago e Pamela Carniel da Silva, 34, que frequentam a academia há muito tempo.
— Conhecemos o trabalho do Dhiego há uns 12 anos. Logo que a gente casou, nos mudamos aqui pro bairro e procuramos a academia — revelou Pamela.
O ambiente agradou o marido:
— Na verdade, a equipe acolhe muito bem as pessoas. A gente começa como aluno e acaba se tornando amigos. Eles trazem muito isso. Sempre receptivos, acalorados e, na parte de exercícios, sempre alinhando nossas necessidades, e nos animando a vir sempre na academia.
A vida profissional do casal é agitada. Diego é administrador de empresas, enquanto Pamela é supervisora da loja. Para deixar por algum momento de lado a rotina do dia a dia, o casal recorre à atividade física. Pamela é adepta do treino funcional, por ser mais dinâmico. Já Diego prefere o muay-thai, mas por ter uma lesão, prefere praticar musculação apenas.
— As pessoas se sentem bem praticando exercícios. Por mais que treinemos de duas a três vezes por semana, percebemos que as mesmas pessoas estão sempre aqui e isso faça a gente se sentir bem — comentou Drago.
Concorrência
Das oito academias presentes no bairro Desvio Rizzo antes da Pandemia, apenas seis sobreviveram aos reflexos causados pela crise mundial. E para se destacar de outras empresas de maior porte, a presença de uma quadra de esportes é um diferencial.
— Além da musculação, nós temos treinamento físico para futebol, masculino e feminino, para crianças, atletas e ex-atletas amadores, lutas, pilates e a quadra de areia de esportes não apenas para os alunos, mas para o pessoal que vem de fora, as famílias — destacou Dhiego.
A novidade presente no pavilhão adquirido pelos proprietários fez a academia crescer e o projeto é uma nova reestruturação para 2024, ampliando ainda mais a oferta de atividades.
— A demanda pediu por isso. Na região aqui de Forqueta, Cidade Nova e do Desvio Rizzo não tínhamos quadras de areia. Atualmente, com o boom que Caxias teve nesse mercado de academias, realmente virou um negócio. Temos espaços bem grandes na cidade. Agora contamos com 550 alunos e 12 funcionários. Estamos crescendo e indo no sentido de ser uma academia de médio porte — enalteceu Ceola.
Atividades aquáticas como diferencial
Quando se fala em academias, a primeira coisa que se pensa é na musculação. No entanto, cada vez mais, os estabelecimentos que trabalham com atividades físicas, aumentam as opções para os seus alunos e clientes. É o exemplo da Pranadar Aqua&Fitness, com duas unidades em Caxias do Sul — uma no Panazzolo, há 43 anos, e outra no bairro Sagrada Família, com oito anos de existência.
A Pranadar é uma empresa familiar. Além das aulas de musculação, o complexo conta com aulas de natação, hidroginástica, fisioterapia aquática, natação infantil e hidrobike. Na parte de ginástica, tem dança, bike indoor, além de atividades terceirizadas como ballet, taekwondo e capoeira.
Aos 42 anos, o gestor da empresa é Raul Neukamp Jr, ex-atleta de natação e campeão brasileiro e sul-americano, que também representou a Seleção Brasileira em competições internacionais. Depois de morar nos Estados Unidos durante um período, decidiu voltar e trabalhar na parte gerencial do negócio. Além da formação em administração de empresas, também é profissional de Educação física.
— As pessoas buscam, além da atividade física, um entretenimento. Hoje em dia, estamos vendo o crescimento dos esportes de areia, como futevôlei e o beach tennis. Nós temos a natação, a hidroginástica. São atividades físicas muito boas que fazem as pessoas atingir seus objetivos. Muitas pessoas não gostam ou não se adaptam com a musculação e acabam desistindo. Caxias é um polo muito forte e tem academias excelentes e que estão sempre trazendo novidades para atrair o público que não gosta da musculação — comenta Neukamp.
Atualmente, com duas unidades, a Pranadar possui 1,6 mil alunos e 45 colaboradores. No Sagrada Família, tem uma média de 800 a 900 alunos, oferecendo natação, hidroginástica e musculação.
— As academias vendem planos de seis meses, um ano, até dois. Sempre tentando dar uma vantagem financeira para o aluno. Além do número de praticantes, percebemos o aumento do tempo dele dentro da academia — destaca o gestor, que ainda cita a inclusão de um espaço para a venda de produtos relacionados ao esporte junto à academia:
— A loja se faz necessária, porque material de natação é obrigatório. Muitas vezes, as pessoas vêm para as aulas sem nada e precisam comprar a sunga, a touca e o óculos. Muitos chegam com a intenção de fazer aula naquele mesmo dia. Para não frustrar essa vontade, temos a loja completa.
Opções diferentes e retomada
Cada vez mais, as academias apostam em outras modalidades e novidades para atrair mais adeptos. Em Caxias do Sul, o casal Nádia de Toni e Pablo Costa planejou um espaço com uma variedade de atrações como principal diferencial da Performa. A empresa existe desde 2006 e com o tempo foi ampliando as alternativas para o público.
Inicialmente, o espaço ocupado era de 200m². Dois anos depois, ampliou-se para 800m². E, desde 2014, a área é de 2.500m². Localizada em frente à Secretaria Municipal de Trânsito, na Rua Moreira César, a academia ainda se recupera do período da pandemia.
— Nós sentimos que, a partir de março de 2022, quando a gente pôde tirar as máscaras e voltar a ter as nossas aulas, que movimentam 87% do nosso público, a gente finalmente conseguiu enxergar uma retomada. Uma vez que, antes deste período, era proibido fazer o que a gente mais sabe fazer e, com isso, perdemos muitos clientes. Então, hoje, não podemos falar em crescimento, mas, em retomada — avaliou Nádia.
A academia tinha cerca de 1,7 mil clientes. Com a pandemia, o número caiu para 500. Entretanto, nos últimos dois anos a procura quase dobrou e, atualmente, o local conta com cerca de 900 alunos.
— As principais atividades são as aulas de Orange, Soul Boxe e Hot Yoga. O Orange é uma aula que mora no nosso coração, por conta do gasto calórico elevadíssimo — destaca Pablo.
A ideia da Performa é pensar no cliente que odeia academia, e buscar ter iniciativas para que ele se apaixone pela atividade física, tornando isso uma rotina. A programação conta com processos desde o momento em que a pessoa entra na academia até a hora em que ela vai se desenvolver ao máximo.
— É um trabalho muito inclusivo. Em geral, quando chegam na Performa, são pessoas sedentárias ou que tiveram uma experiência anterior de exercício que detestaram porque se sentiram não pertencentes àquela tribo ou ignorantes em relação ao que elas não foram ensinadas a fazer — revelou Nádia, que ainda destacou:
— Em média, as pessoas no Brasil treinam em academia duas vezes por semana. Já na Performa, a média dos nossos clientes é de quatro vezes por semana. Isso é uma grande diferença. Não estou falando em resultado financeiro, mas em resultado de entrega, de prometer uma coisa e entregar ao cliente. De ele querer estar aqui e voltar no outro dia.
EXERCÍCIOS ALÉM DA MUSCULAÇÃO
:: Aula de Orange Zone: exercícios na esteira, no remo indoor e com pesos. Acompanhamento dos batimentos cardíacos da pessoa para que ela treine em uma frequência-alvo, em que ela vai ter mais eficiência de resultado.
:: Aula de Soul Boxe: sacos de boxe em formato de gota e com água dentro. Nessa aula, são somados quantos socos a pessoa deu e qual foi a potência deles.
::Speed Soul: aula de bike indoor diferente, com show sobre a bicicleta; trabalha-se todo o corpo, não só as pernas.
:: Hot Yoga: aula em uma sala planejada para que a pessoa treine a 42ºC. Ela não precisa se preocupar, porque vai respirar leve por conta da parede de sal do Himalaia e do processo de umidificação. O objetivo do Hot Yoga é fazer com que o aluno consiga se alongar mais facilmente e executar melhor os exercícios.
:: Match Pilates, Low Pressure Fitness, Running Class e de Remo Indoor: trabalham apoio e sustentação do corpo, além da postura abdominal, movimentando os músculos do corpo.
Atividades 24 horas e aposta na musculação
Em meio à variedade de opções no agitado mercado, a aposta de um empresário de Caxias do Sul ainda é na atividade embrionária das academias: a musculação. São duas unidades da Shape na cidade. Uma delas localizada na Rua Andrade Neves. Uma estrutura maior do que a que fica na Avenida Itália. No entanto, é a segunda que oferece um diferencial. Nela, as portas estão abertas 24 horas por dia.
— Temos essa unidade desde 2019. Ela surgiu com o interesse em ser 24 horas, justamente para facilitar a vida das pessoas. Sabemos que a cultura de Caxias do Sul não é próspera pra isso. Até mesmo devido às temperaturas. Mas este local proporciona realmente uma liberdade, essencial para a pessoa, que muitas vezes não tem a desculpa de não ir à uma academia por não ter tempo. Aqui ela se sente livre para vir a hora que quiser — destacou o proprietário Joel Loss, 44 anos.
O empresário não quis revelar quantos alunos a academia possui, mas admite que o número de pessoas que praticam atividades durante a madrugada ainda é pequeno.
— Eu acredito que a região ainda não contempla. Mas eu já vejo pessoas correndo às 5h, algo que há 10 anos não existia, e nem se imaginava. Então, creio que talvez nos próximos cinco ou dez anos, a academia 24 horas será essencial — projetou Loss.
O conceito da unidade é bem claro. Por ser uma grande rede, a Shape ainda aposta na musculação como principal produto a oferecer ao público.
—Nós estamos no mercado há 17 anos. E o conceito da academia é fazer um serviço diferenciado na parte de atendimento. A musculação é fundamental para a vida das pessoas. Se ela gosta de correr, a musculação faz ela acordar melhor. Se a pessoa precisa ir ao mercado, a musculação faz com que essa pessoa carregue mais sacolas, com menos dificuldades; se essa pessoa vai nadar, ela vai nadar melhor, porque o exercício faz com que a musculatura seja melhorada. Tudo o que ela fizer fora da academia, será facilitado — apontou Loss, que ainda afirmou se percebe um cenário de recuperação pós-pandemia ou de crescimento:
— Eu acredito que o cenário é de crescimento como qualquer outro setor. É uma exigência hoje da sociedade para que a pessoa se apresente de forma mais saudável, mais bonita e melhor. E a verdade é que tem lugar para mais academias. Bem como as farmácias, que hoje tem uma a cada duas quadras. Uma vez se percorriam dez minutos para ir no mercado. Hoje, o tempo diminuiu. Se encontra um mercado próximo de casa também, porque não ter a academias próximas de casa facilitando a vida das pessoas?