Além da reformulação no elenco de jogadores para a temporada de 2024, a direção do Caxias também trabalha na melhoria de outros setores do clube. Um deles é o sistema de iluminação do Estádio Centenário, um problema de longa data.
Atualmente, a casa Grená conta com 95 refletores nos dois lados do campo com 700 lux de capacidade. O projeto é chegar aos 1.200 lux. Conforme o presidente Mario Werlang, o clube realizou uma medição dos lúmens para saber quanto cada refletor consegue emitir de luz. O projeto também busca implementar mais 50 lâmpadas de LED.
— Uma das coisas que será feita é da manutenção dos refletores. Fizemos uma medição dos lúmens do estádio. Com tempo o vidro fica escudo, pega sujeira e o alumínio para de refletir, vamos fazer uma reforma no sistema atual com o implemento de luminárias novas — declarou o presidente.
O sistema de iluminação do Centenário possui três torres do lado oposto ao setor de cadeiras com 15 luminárias cada. Na cobertura, sobre as cabines de imprensa, 50 luminárias compõem o sistema.
Segundo o presidente, a reforma é o que o clube consegue fazer no momento, pois trocar toda a iluminação sairia um custo muito alto, na casa de R$ 1 milhão. Com estes ajustes, o clube projeta melhorar o sistema em até 50%. O objetivo é concluir a reforma antes do começo do Gauchão.
— Isso que o Caxias consegue fazer agora para atender. Acho que vai ficar muito bom, pois só com a manutenção vamos melhorar uns 30% a iluminação e com reforço chegaremos a uns 50%. Estamos com projeto já pronto, vamos atrás de recursos — contou o presidente Mário Werlang.
A melhoria visa a temporada que vem, quando o Caxias terá a Série C do Campeonato Brasileiro, objetivo que o clube almejava desde 2016. Além do acesso conquistado, o clube também tem vaga na Copa do Brasil. A primeira competição do calendário grená de 2024 será o Campeonato Gaúcho, que começará no mês de janeiro, mas sem data definida.