Os times de base da ACBF estão nas fases decisivas no Gauchão 2023. O sub-15 pode sagrar-se campeão da conferência Sul/Metropolitana e garantir vaga na semifinal da competição. No sub-17, confronto também é pela final da conferência. Já o sub-20 está na semifinal do Estadual na atual temporada.
A categoria sub-15 disputa a conferência Sul/Metropolitana e caso vença o Cepe Canoas será campeã da conferência. A primeira partida diante do Cepe, será no domingo (22), às 19h em Canoas. A volta será sábado (28), às 18h, em casa. Posteriormente, o time disputará as semifinais gerais do Gauchão, que é entre os campeões da conferência e o segundo melhor colocado. Os dois vencedores fazem a grande final.
O sub-17 funciona quase da mesma maneira, a única diferença é a conferência. A ACBF está vinculada à conferência Taquari/Serra. No primeiro jogo da final de conferência o sub-17 venceu por 5 a 2 em Antônio Prado. Em Carlos Barbosa, no sábado (28), às 15h30min, será o jogo da volta da final de conferência.
Tanto o sub-15, quanto o sub-17 estão invictos no Gauchão até o momento. O sub-17 entra em quadra buscando manter o título de 2022 em casa. Já o sub-15 busca conquistar o terceiro título, sendo o primeiro em 2018 e o segundo em 2020.
CATEGORIA SUB-20
O time sub-20 da ACBF eliminou o Cerro Largo e está nas semifinais contra o Parobé, ainda sem data definida. Na categoria, o time possui nove títulos no Gauchão, sendo nos últimos cinco anos consecutivos. Nesta temporada, o time de Carlos Barbosa terminaram invictos e em primeiro na colocação geral. Depois venceram os dois jogos das oitavas e das quartas de final.