Chegou ao fim a série positiva do Juventude longe dos seus domínios na Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação abaixo da crítica, o Alviverde acabou sendo superado, com certa facilidade, pelo Atlético-GO por 3 a 0 neste domingo, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Com o resultado negativo, o Ju caiu para a sétima posição com 44 pontos somados e pode ficar ao término da rodada até três pontos longe do G-4 da competição. No próximo sábado (16), o Papo enfrentará o CRB, às 18h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Calor e pressão
Sob o calor escaldante de 34ºC em Goiânia, o Juventude começou pressionado pelo Atlético-GO. Logo aos seis minutos, depois de uma sequência de três cruzamentos, o meia Shaylon disparou o primeiro chute do confronto e levou certo perigo a meta do goleiro Thiago Couto.
Depois de suportar as investidas iniciais do Dragão pelas extremas, principalmente, na direita com Luiz Fernando, aos poucos os comandos de Thiago Carpini entraram na partida. Depois de recuperação de bola no campo de ataque, Victor Andrade cortou para o meio, soltou uma bomba e Ronaldo se esticou todo, jogando para o escanteio. A oportunidade criada fez com que o alviverde tomasse conta do jogo.
Aos 25 minutos, o estreante da tarde, o atacante Gabriel Taliari, ficou com sobra na frente da área e finalizou para o gol. No meio da meta, Ronaldo defendeu sem problemas. Minutos depois, os goianos voltaram a levar perigo devido ao bom momento do artilheiro da Série B, Gustavo Coutinho. Em lance individual, ele girou sob a marcação, arrematou no canto e Thiago Couto ficou com a bola. No lance seguinte, em ótimo contra-ataque, Gabriel Taliari acionou David, que invadiu a área com liberdade, mas chutou muito mal, perdendo a melhor oportunidade do alviverde.
A falta de efetividade do Juventude custou caro. Aos 37, a zaga alviverde falhou, Shaylon recebeu livre pela direita e cruzou na medida. Na pequena área, Gustavo Coutinho ganhou a disputa com Couto e abriu o marcador para os mandantes. O Ju apagou após sofrer o primeiro. Após cruzamento, Alix Vinicius cabeceou e Couto defendeu. No rebote, Luiz Felipe só não marcou, pois Danilo Boza tirou em cima da linha. No pior momento dentro do duelo, o Papo foi para o intervalo com uma desvantagem simples no marcador.
Ju inexistente
Para o segundo tempo, Carpini apostou em duas mudanças para reverter o cenário. Ingressaram na equipe o lateral-esquerdo Kelvyn e o meia Mandaca para as saídas de Reginaldo e Victor Andrade. No entanto, as alterações passaram longe de surtirem algum efeito. O controle do Atlético-GO seguiu intacto.
Depois de roubada no campo de ataque, Baralhas achou Gustavo Coutinho dentro da área. O centroavante soltou a bomba, mas isolou, desperdiçando uma chance importante para o Dragão. Em contrapartida, o Papo pecava muito no terço ofensivo sem criar nada de muito relevante. Já na metade da etapa, o meia Nenê caiu sentindo novamente o desconforto na panturrilha e precisou ser substituído. Matheus Vargas foi o escolhido por Thiago Carpini.
Empilhando chances reais de gol, o Atlético-GO chegou ao segundo com Luiz Fernando. Após cobrança de escanteio de Shaylon, o atacante testou de cabeça no canto e venceu Thiago Couto. Totalmente entregue e sem qualquer aspiração na partida, o Ju ainda sofreu o terceiro. Aos 37 minutos, Matheus Peixoto recebeu na frente da área e tocou para Baralhas. O meia cortou a marcação e finalizou cruzado, a bola chegou a ser desviada por Couto, mas, mesmo assim, encontrou o caminho das redes.
Já nos acréscimos da partida, após cruzamento da grande área, o árbitro da partida assinalou pênalti para o Juventude por toque de mão do zagueiro Alix Vinicius. No entanto, após a revisão do lance pelo VAR, a marcação foi anulada.
Ficha Técnica
Atlético-GO 3x0 Juventude
27ª rodada da Série B
Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
ATLÉTICO-GO
Ronaldo; Bruno Tubarão, Luiz Felipe, Alix Vinícius e Lucas Esteves; Matheus Sales e Rhaldney (Marcos Serrato, 40/2º) e Shaylon (Kelvin, 20/2º); Dodô (Gabriel Baralhas, 17/2º), Luiz Fernando (Rodrigo Soares, 40/2º) e Gustavo Coutinho (Matheus Peixoto, 20/2º)
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo (Mandaca, int), Danilo Boza, Luiz Gustavo e Alan Ruschel; Jadson, Vini Paulista(Titi, 40/2º)e Nenê (Matheus Vargas, 25/2º); David (Ruan, 29/2º), Victor Andrade (Kelvyn, int) e Gabriel Taliari.
Gols: Gustavo Coutinho, aos 37 no primeiro tempo, Luiz Fernando, aos 26 e Gabriel Baralhas, aos 40, no segundo tempo (A)
Cartões amarelos: Luiz Gustavo (J), Gustavo Coutinho e Gabriel Baralhas (A)
Árbitro: João Vitor Gobi, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Leandro Matos Feitosa. o trio é de São Paulo. No VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN - FIFA).