Com dignidade, luta e muita reclamação, o Caxias encerrou a participação na Série D 2023. Com um gol mal anulado pela arbitragem e com um castigo no final, o time grená deu adeus à Quarta Divisão. Ciel marcou para o Ferroviário-CE nos acréscimos. O Caxias termina a competição com o sonho do acesso realizado, mas não vai levantar a taça.
Jogo equilibrado
Mesmo com o Estádio Presidente Vargas longe da lotação, os donos da casa tomaram a iniciativa perdendo as primeiras oportunidades para marcar. Aos seis minutos, Ciel aproveitou-se de uma saída errada de Pedro Cuiabá e rolou para Tarcísio. Quase na pequena área o meia chutou forte, mas Volpi saltou no canto para fazer grande defesa.
Mais acuado, o time de Gerson Gusmão abusou dos erros na saída com bola. E a equipe só mostrou que estava em solo cearense aos 15 minutos. Após tabela com Peninha, Galvan recebeu da entrada da área e chutou forte, próximo da trave direita.
O lance mais curioso do jogo aconteceu aos 20 minutos. O goleiro cearense Douglas Dias tentou evitar um escanteio e, na corrida, sentiu um desconforto na coxa esquerda. Mesmo tentando seguir, o camisa 1 teve que ser substituído por Igor Rayan.
Depois de já ter recebido um cartão amarelo, o volante César Sampaio escapou de sair de campo mais cedo quando matou uma jogada de contra-ataque, usando a o braço na bola. Mas o árbitro não expulsou o jogador do Ferroviário.
Volpi se apresentava mais uma vez como o melhor jogador, fazendo pelo menos mais duas boas intervenções na primeira etapa. E no último lance, quase um golaço: Emerson Martins bateu de muito longe e a bola explodiu no travessão.
O segundo tempo começou com o lateral Marcelo tirando a bola da cabeça de Kadu Barone, quando o atacante estava pronto para marcar o gol. A resposta grená foi quase letal. Feijão achou Emerson Martins na área. O volante conseguiu o cabeceio e Igor Rayan operou um milagre, tirando a bola quase de dentro do gol.
Erro de arbitragem
Aos sete, Ciel dominou a bola com o braço na área e finalizou pro fundo das redes. Após revisão do VAR, o lance foi invalidado. Aos 16, Eron recebe da zaga cearense e coloca a bola na ponta esquerda para Galvan. O meia cruza com perfeição para Vitor Feijão colocar a bola dentro do gol. Após nova revisão, a arbitragem entendeu que o atacante recebeu a bola adiantado. Mas o passe saiu da defesa do Ferroviário. Após sete minutos de paralisação, o árbitro anulou o gol grená.
Como resposta ao erro do árbitro, Jonathan, com raiva, mandou uma bomba da intermediária e acertou a trave. No final, Volpi voltou a brilhar. Lincoln bateu forte e o goleiro fez a defesa em dois tempos, em puro reflexo.
Aos 57, a bola foi levantada na área e Ciel marcou o gol da classificação do Ferroviário. Após nova revisão do VAR, o gol foi confirmado. Os cearenses enfrentarão a Ferroviária, de São Paulo, que eliminou o Athletic com duas vitórias, a ida por 1 a 0 e a volta por 2 a 1. O Caxias deixa a Série D e encerra a temporada com o principal objetivo alcançado.
Ficha Técnica
Ferroviário 1x0 Caxias
Semifinal Série D – jogo de volta
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE
FERROVIÁRIO-CE
Douglas Dias (Igor Rayan, 23/1º); Wesley, Alisson, Éder, Matheus Silva (Hugo, 36/2º); Lincoln, César Sampaio (Cairo, 47/2º), Tarcísio (Abner, 36/2º), Gabriel Martins, Kadu Barone (Brayan, 36/2º) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi
CAXIAS
Fabian Volpi, Marcelo, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan (Marcão, 56/2º) ; Pedro Cuiabá (Moacir, 46/2º), Emerson Martins, Galvan (Marcelinho, 30/2º), Peninha (Soares, 30/2º); Vitor Feijão (Peu, 46/2º) e Eron. Técnico: Gerson Gusmão
Gol: Ciel (F), aos 56 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Lincoln, César Sampaio, Tarcísio (F). Emerson Martins, Jonathan (C)
Cartão Vermelho: Peu e Joãozinho (C), aos 57, do segundo tempo
Árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto, Fernanda Kruger e Adilson Rodrigo dos Santos. Quarto árbitro: Jean Marcel Latorraca Ferreira (quarteto do Mato Grosso). No VAR: Adriano Milczvski (PR).