Vai começar a contagem regressiva para o Juventude tentar o retorno à Primeira Divisão em 2024. Faltam 10 partidas para o término da Série B. E o Verdão esteve apenas uma das 28 rodadas dentro do G-4. Com 47 pontos, a equipe de Thiago Carpini está a um de igualar o Novorizontino, o quarto colocado na tabela.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Verdão tem 45 % de chances de jogar na elite do futebol brasileiro no ano que vem. Mas para o professor Tristão Garcia, do site de estatísticas Infobola, o Ju tem um pouco menos de chances de subir. A matemática aponta 43% de probabilidade de o clube conquistar o acesso.
Momentaneamente, o aproveitamento do Novorizontino é de 57%, dois por cento a mais do que o do Verdão. Ou seja, a equipe de São Paulo chegaria aos 64 pontos, se mantiver o índice. Faltariam ao Alviverde 17 pontos, dos 30 possíveis, para atingir a pontuação.
O ponto forte do Ju para obter uma vaga é o aproveitamento do time com o técnico Thiago Carpini. Em 22 partidas desde sua chegada, o treinador de 39 anos acumulou 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas: 66% dos pontos conquistados. O time reencontrou o caminho das vitórias diante do CRB, após duas rodadas com apenas um ponto ganho.
— É muito difícil vencer nesse momento da competição. Todos os adversários estão muitos ajustados. Cada um brigando pelo seu objetivo dentro da Série B. Voltamos a vencer, mas sem muita euforia, são mais 10 decisões, com jogos dificílimos. Nós ainda vamos ter muitas dificuldades na competição — destacou o treinador.
Os times com mais chances de acesso segundo o Departamento de Matemática da UFMG:
:: 1º Vitória, 84%
:: 2º Guarani, 71%
:: 3º Sport, 64%
:: 4º Novorizontino, 50%
:: 5º Juventude, 45%
:: 6º Criciúma, 41%
:: Mesmo estando um ponto à frente, o Criciúma aparece com menos chances, segundo as projeções, por ter que enfrentar o Juventude, fora de casa;
:: Conforme o estudo, o time que chegar aos 64 pontos terá 92% de chances de conquistar o acesso.
Os times com mais chances de acesso segundo o site Infobola:
:: 1º Vitória, 85%
:: 2º Guarani, 71%
:: 3º Sport, 65%
:: 4º Novorizontino, 54%
:: 5º Criciúma, 44%
:: 6º Juventude, 43%
:: O site desconsidera o fato de Juventude e Criciúma se enfrentarem em Caxias do Sul e analisa o aproveitamento geral das equipes
Situação atual de cada equipe rival do Juventude até a 38ª rodada:
29ª rodada - Avaí - briga contra o rebaixamento
Os catarinenses chegam para o confronto com uma derrota de 3 a 0 na bagagem. O time de Florianópolis foi derrotado pelo Vitória, em Salvador, na última rodada. Com 30 pontos, a equipe está em 16º lugar na tabela, três a mais do que a Chapecoense, a primeira na zona de rebaixamento. O clube luta contra a queda à Série C. Na última partida disputada na Ressacada, o Avaí venceu o Novorizontino por 1 a 0. No primeiro turno, vitória alviverde em Caxias do Sul, por 3 a 2. Com gols de Rodrigo Rodrigues e Nenê, duas vezes, o segundo em uma linda cobrança de falta.
30ª rodada - Criciúma - concorrente direto pelo acesso
O primeiro dos quatro confrontos diretos pelo acesso será diante do Tigre. Os catarinenses estão na quinta posição com 48 pontos. Em Criciúma, o Verdão venceu por 1 a 0, gol de Rodrigo Rodrigues.
31ª rodada – Tombense – briga contra o rebaixamento
Com 25 pontos, a equipe de Minas Gerais luta para não cair para a Série C. O clube está em 18º lugar. A projeção atual aponta 42 pontos como margem segura para as equipes escaparem, mas este número poderá mudar. O Tombense teria que fazer pelo menos mais 17 pontos para se livrar do fantasma do rebaixamento. No primeiro turno, a equipe surpreendeu e derrotou o Verdão, de virada, por 2 a 1, no Alfredo Jaconi.
32ª rodada – Sport – concorrente direto pelo acesso
Em 3º, com 50 pontos, o Leão da Ilha não briga apenas pelo acesso. Os pernambucanos querem o título da competição. O clube aposta nos experientes Vagner Love e Diego Souza no comando do ataque, mas perderam Luciano Juba, vice-artilheiro da equipe na temporada, negociado ao Bahia. No embate em Recife, o Sport levou a melhor sobre o Ju e venceu por 3 a 0.
33ª rodada – Londrina – briga contra o rebaixamento
Ameaçadíssimo pelo rebaixamento, os paranaenses ocupam a penúltima colocação da tabela com 21 pontos. O Ju receberá a equipe depois de já ter vencido por 2 a 1, no Estádio do Café, com gols de Daniel Cruz e Vini Paulista.
34ª rodada - Vitória - concorrente direto pelo acesso
Os baianos lideram a competição com 52 pontos. Apesar de levar a maior goleada desta edição - os 6 a 0 para o CRB – o clube reagiu e reassumiu a ponta da tabela ao vencer o Avaí por 3 a 0. No Jaconi, o Ju conquistou uma importante vitória por 1 a 0, com gol de Nenê.
35ª rodada – Ituano – equipe de meio de tabela/briga contra o rebaixamento
Com 33 pontos, a equipe de São Paulo ainda precisa somar pontos para não correr riscos de queda. Em 14º, o Ituano deixou um gosto amargo na torcida alviverde ao tirar dois pontos da equipe de Carpini no primeiro turno. Nos instantes finais do duelo realizado no Novelli Junior, o time fez o gol do empate em 1 a 1, depois de David ter aberto o placar.
36ª rodada – ABC - poderá chegar para o duelo rebaixado
Muito provavelmente a equipe potiguar chegará para o confronto já rebaixada à Terceira Divisão. Com apenas 16 pontos conquistados, o ABC é o lanterna da competição. Mesmo assim, o clube tirou pontos importantes do Ju ao empatar em 1 a 1, em Caxias do Sul. Nenê evitou a derrota alviverde no primeiro turno.
37ª rodada –Ponte Preta - equipe de meio de tabela/briga contra o rebaixamento
A Macaca vive a mesma situação do Ituano. Com 33 pontos, em 15º, a equipe campineira precisa de pelo menos três vitórias para não correr riscos de cair para a Série C, mas não chegará para o confronto com chances de acesso. Contra a Ponte Preta, o Ju conquistou seu terceiro empate seguido na competição, no 0 a 0, em Campinas.
38ª rodada - Ceará - concorrente direto pelo acesso
O time de Vagner Mancini vinha em recuperação no campeonato, mas sofreu um duro golpe na última rodada. A equipe foi goleada pelo Novorizontino por 4 a 1. Com 41 pontos, os cearenses estão no meio da tabela (em 10º). O Ceará poderá ser o último duelo direto do Juventude na briga por uma das quatro vagas. Por isso, o clube fica na torcida para que os cearenses não cheguem vivos na última rodada, a ser disputada em Fortaleza.