O Juventude fincou os pés pela primeira vez no G-4 da Série B 2023 na 25ª rodada e, a partir de agora, terá 13 jogos para confirmar uma das quatro vagas que darão o acesso à Primeira Divisão. Com 43 pontos na tabela, o time alviverde está em quarto lugar. A projeção interna feita pelo clube é de que, para obter a última das vagas, serão necessários, no mínimo, 63 pontos. Dos 39 que estarão em disputa até o final da competição, o Verdão teria que fazer mais 20 pontos para alcançar o objetivo.
O aproveitamento atual do Juventude na competição é de 57%. Mantendo-se esse índice, o clube chegaria aos 64 pontos, ultrapassando a meta estipulada internamente. Mas tem outro fator, com nome e sobrenome, que é primordial na matemática alviverde rumo à Série A: Thiago Carpini.
Com o jovem treinador no comando, o time conquistou 40 dos 57 pontos em disputa na Segunda Divisão. Um aproveitamento de 70%. Se o técnico mantiver o índice nas 13 rodadas finais, o time fará mais 27 pontos, chegando na 38ª rodada aos 70. Número que, além do acesso, colocaria o Ju na disputa do título da competição.
O que deixa o Juventude otimista quanto à possibilidade de subir para a elite nacional com 63 pontos é uma queda de desempenho dos primeiros colocados na tabela. Além de ingressar no grupo dos melhores colocados, o Ju está a apenas dois pontos do segundo colocado, o Sport, e a cinco do líder Vitória, com 48.
No vestiário alviverde, Thiago Carpini fez ainda uma espécie de "pacto" com o grupo de jogadores, estipulando uma pontuação mínima que o time deve fazer num conjunto de jogos.
— Nós temos estabelecido a cada três partidas uma meta interna. Eu não vou compartilhar qual é, porque daqui a pouco pode virar também um peso em relação a nós. A cada três jogos, nós temos um número de pontuação mínima para atingir e temos conseguido — revelou o treinador.
E contra a Chapecoense, nesta quinta-feira (31), às 21h30min, no Alfredo Jaconi, o Juventude pode dar mais um passo importante no degrau que levará o clube ao acesso. A adversária ocupa 0 16º lugar e briga contra o rebaixamento.
A matemática do Ju para o acesso
:: Time está em 4º na tabela, com 43 pontos
:: Clube projeta, pelo menos, 63 para permanecer em 4º na 38ª rodada
:: Serão necessários 20 pontos: seis vitórias e dois empates em 13 jogos (46%)
:: Aproveitamento atual é de 57% (mantendo-se, chegaria aos 64 pontos)
:: Com Thiago Carpini no comando, equipe tem 70% de aproveitamento (mantendo-se, chegaria aos 70 pontos)