Ficou tudo para o Rio de Janeiro. A expectativa era conquistar uma vantagem no jogo de ida, mas o Caxias acabou ficando no empate em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ, no Estádio Centenário, neste domingo (27). Com isso, precisará vencer no próximo sábado (2), no Estádio Luso-Brasileiro, para garantir o acesso à Série C no tempo normal.
Os dois artilheiros da Série D deixaram sua marca. Marcelo Toscano abriu o placar para a Lusa, mas Eron, de pênalti, deixou tudo igual, ainda na primeira etapa. Ambos chegaram a 13 gols na competição.
No jogo de ida, a novidade na escalação grená foi o volante Elyeser, escalado na vaga de Pedro Cuiabá. Porém, a equipe repetiu as dificuldades na criação e conclusão de jogadas.
O começo de partida no Centenário foi intenso. Logo no primeiro minuto, em cobrança de falta da meia direita, Jonathan bateu alto, sobre o gol. Na sequência, a Portuguesa mostrou que não viria apenas se defender e ficou com a posse de bola por um longo período no campo de ataque, mas sem assustar o goleiro Fabian Volpi.
O Caxias insistia em lançamentos longos da defesa para o ataque e pouco criava. Por outro lado, a Lusa esperava uma chance para contra-atacar. E teve espaço, aos 15 minutos, em jogada pela esquerda. Anderson Rosa teve liberdade e cruzou rasteiro. Fernando vacilou e Marcelo Toscano antecipou Ricardo Lima para desviar no canto de Volpi: 1 a 0.
O gol logo cedo tornou a missão grená mais complicada e deixou o time da casa ainda mais nervoso, com erros bobos na troca de passes. Aos 24, após cruzamento de Adriel pela direita, Jonathan devolveu para a área de cabeça e Vitor Feijão, desequilibrado, desviou para fora.
Com lentidão no meio-campo e pouca aproximação entre os jogadores, o time grená não conseguia levar perigo ao goleiro Dida. O negócio era ir na bola parada. Em uma das cobranças pra área, o rebote ficou com Vitor Feijão, que acabou derrubado por Anderson Rosa. Após consulta no VAR, Savio Pereira Sampaio confirmou o pênalti. Aos 42, na cobrança, o camisa 9 bateu forte, no meio do gol. Dida até esperou, desviou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa: 1 a 1.
O empate fez a torcida levantar nas arquibancadas e incendiou o time. No minuto seguinte, Marlon bateu rasteiro de fora da área e quase acertou o cantinho de Dida. A pressão final fez o torcedor aplaudir a equipe na saída para o intervalo
TUDO IGUAL
Em busca da virada, o técnico Gerson Gusmão fez uma mudança para o segundo tempo: saiu Peninha e entrou Marcelinho. Mas quem teve a primeira chance clara foi a Portuguesa. Aos cinco minutos, após bela triangulação pelo lado esquerdo, Yuri rolou para trás, a bola passou por Marcelo Toscano e encontrou João Paulo, na marca do pênalti. O meia finalizou sobre o gol.
Na resposta grená, aos oito, Adriel levantou da direita e Vitor Feijão escorou para o meio, mas Galvan e Eron não conseguiram concluir, quase na pequena área. Os minutos seguintes foram de um jogo muito truncado e com erros em sequência do ataque grená. A segunda troca da equipe de Gerson Gusmão teve Peu na vaga de Jonathan, após o lateral sofrer uma falta forte na intermediária.
Com 30 minutos de jogo e poucas oportunidades, o ambiente era cada vez mais tenso no Centenário. E esse cenário só ficava ainda pior a cada contra-ataque perigoso da Portuguesa, mesmo sem efetividade dos visitantes. Mesmo com uma sequência de faltas e escanteios no campo, o Caxias não conseguia finalizar. Aos 40, em tabela de Peu com Feijão, o lateral cruzou na pequena área e Eron não alcançou.
Na reta final da partida, Gusmão colocou Marcão e Joãozinho nas vagas de Eron e Vitor Feijão. As mudanças da segunda etapa não surtiram efeito. Na melhor chance grená, aos 49, Galvan ganhou na jogada individual e serviu Marcelinho, que saiu cara a cara com Dida. O atacante canhoto demorou e o chute saiu com desvio de Pedro Botelho. No final, 1 a 1 e igualdade que leva a decisão para o Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
Caxias 1x1 Portuguesa-RJ
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Série D - Quartas de final (ida)
Caxias
Fabian Volpi; Adriel, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan (Peu, 22/2º); Marlon, Elyeser, Peninha (Marcelinho, int.) e Galvan; Vitor Feijão (Joãozinho, 42/2º) e Eron (Marcão, 42/2º). Técnico: Gerson Gusmão
Portuguesa-RJ
Dida; Willian (Watson, 31/2º), Mauricio, Pedro Botelho e Yuri; Wellington César, João Paulo (Mauro Silva, 42/2º), Anderson Rosa (Fernandes, 31/2º); Luã (Lucas Santos, 25/2º), Dodô (Romarinho, 42/2º) e Marcelo Toscano. Técnico: Caio Couto
Gols: Marcelo Toscano (P), aos 15min, Eron (C), de pênalti, aos 42min, no primeiro tempo.
Amarelos: Jonathan, Marcelinho, Marlon (C); Anderson Rosa, João Paulo (P).
Árbitro: Savio Pereira Sampaio-DF (Fifa), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade-DF e Lehi Sousa Silva-DF. O quarto árbitro será Anderson da Silveira Farias-RS. O árbitro de vídeo será Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira e o auxiliar do vídeo, Marcus Vinicius Gomes.