A vida dos clubes que têm recebido o Juventude na Série B 2023 não tem sido nada fácil. O time alviverde é o visitante mais enjoado da competição. A equipe do técnico Thiago Carpini assumiu a liderança dos times que somaram mais pontos longe de seus domínios no fim de semana ao vencer o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas. O Ju chegou aos 39 pontos na competição. E 20 deles foram conquistados fora de Caxias do Sul.
A virada aconteceu após a chegada do técnico Thiago Carpini, na sétima rodada. Até então, o Juventude, sob o comando de Pintado, havia perdido todos os três jogos disputados fora de casa, sendo superado por Novorizontino e Vila Nova-GO, ambos por 1 a 0, e pelo Sampaio Corrêa (2 a 1).
A primeira vitória alviverde fora de seu território ocorreu na estreia do ex-comandante do Água Santa. A equipe venceu a Chapecoense, na Arena Condá, por 2 a 0. A partir daí, o time disputou outros oito jogos fora, e o aproveitamento nesse período chegou a 74%. Foram 20 pontos conquistados dos 27 disputados em jogos longe do Alfredo Jaconi.
Nesta sequência, além da Chape, o Ju derrotou CRB, Criciúma, Londrina, Botafogo-SP e Guarani. Uma das vitórias mais emblemáticas neste período aconteceu sobre o Tigre, em Santa Catarina. Num Heriberto Hülse tomado por mais de 18 mil torcedores, o time de Carpini venceu com gol do ex-centroavante alviverde Rodrigo Rodrigues, superando um dos candidatos ao acesso à Série A em 2024.
O grande revés aconteceu em Recife. Diante do Sport, a equipe alviverde teve seu pior desempenho na competição e saiu de campo goleada por 3 a 0.
Campanha fora desde a chegada de Carpini
:: 7ª rodada - Chapecoense 0x2 Juventude
:: 9ª rodada - CRB 1X2 Juventude
:: 11ª rodada - Criciúma 0x1 Juventude
:: 13ª rodada - Sport 3 x 0 Juventude
:: 14ª rodada - Londrina 1x2 Juventude
:: 16ª rodada - Ituano 1x1 Juventude
:: 18ª rodada - Ponte Preta 0x0 Juventude
:: 20ª rodada - Botafogo-SP 0x2 Juventude
:: 23ª rodada - Guarani 0x1 Juventude
:: 20 pontos conquistados dos 27 disputados
Das 23 rodadas até agora, o Verdão disputou 12 jogos longe de Caxias do Sul. Ao todo, o clube tem 55% de aproveitamento, com seis vitórias, dois empates e quatro derrotas. Foram 12 gols marcados e 10 sofridos.
— Estamos num momento incrível, muito bem na competição. Nosso retrospecto é extremamente favorável. Não é apenas um retrospecto de G-4. É de equipe que briga por título, em percentual de aproveitamento — destacou o técnico Thiago Carpini.
A vitória sobre o Guarani colocou o Juventude na liderança entre os times da Série B com melhor rendimento fora de casa, com 20 pontos. Ainda estão nesse G-4 o Novorizontino, com 19, e Vila Nova-GO e Vitória, ambos com 17.
O G-4 dos visitantes na Série B 2023
:: 1º Juventude - 20 pontos em 12 jogos, com seis vitórias, dois empates e quatro derrotas
:: 2º Novorizontino - 19 em 12 jogos, com seis vitórias, um empate e cinco derrotas
:: 3º Vila Nova-GO - 17 em 12 jogos, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas
:: 4º Vitória - 17 pontos em 12 jogos, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas
Desafio alviverde é melhorar índice no Alfredo Jaconi
Por melhor que seja o desempenho fora de casa, para ingressar no G-4, o Juventude terá que melhorar seu aproveitamento no Alfredo Jaconi. A equipe alviverde é apenas a nona colocada entre os melhores mandantes na Segunda Divisão. Foram 19 pontos conquistados em 11 jogos. São 57,5 % de aproveitamento em seu estádio, com seis vitórias, um empate e quatro derrotas.
Na última partida disputada como mandante, o Verdão foi derrotado para o Vila Nova-GO e perdeu a oportunidade de entrar pela primeira vez na competição no grupo de acesso à Primeira Divisão.
— Desde que o Thiago assumiu, tivemos oito jogos em casa com cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Só cabe a nós, nos próximos jogos que tivermos em casa, mantermos o estilo com essa construção que a gente vem fazendo. E os resultados vão vir normalmente — apontou o auxiliar técnico Estephano Djian, que comandou o time na vitória em Campinas.
No sábado (19), o Ju volta a campo no Alfredo Jaconi contra o Sampaio Corrêa. Com uma vitória, a equipe tem chances de terminar na quarta posição. Além de vencer, o time alviverde terá que torcer para que o Criciúma não vença o Ituano, em São Paulo. O Verdão está em quinto na tabela com 39 pontos, dois a menos do que os catarinenses.