O Juventude segue implacável jogando fora de casa. Depois de ver frustrado o sonho de ingressar no G-4 na última rodada, quando perdeu para o Vila Nova-GO no Alfredo Jaconi, a equipe alviverde foi até Campinas e derrotou outro candidato ao acesso à Série A. No domingo (13) mesmo não tendo uma boa atuação, especialmente no primeiro tempo, o Verdão contou com um vacilo da marcação do Bugre e do goleiro Pegorari, para vencer por 1 a 0.
O gol saiu aos 25 minutos da etapa final através dos pés do último reforço contratado para a Série B. O centroavante Erick Farias deixou o dele e colocou o Ju, momentaneamente, na quinta colocação da tabela, com 39 pontos. Como obra do destino, o atacante só foi escalado porque Fábio Gomes sentiu o adutor da coxa durante o aquecimento.
Na próxima rodada, o desafio alviverde é voltar a vencer diante de seu torcedor. No sábado (19), o Juventude recebe o Sampaio Corrêa no jogo que marca a estreia dos novos uniformes do clube.
Dominado
Com menos de cinco minutos, o Guarani perdeu duas boas chances para marcar. Primeiro com Bruno José. O atacante aproveitou-se de um cruzamento na área e cabeceou para defesa de Thiago Couto. E depois foi a vez de Isaque avançar pela direita e bater rente à trave.
O Ju teve dificuldades para sair do campo de traz e via o Guarani dominar a partida. E o gol quase chegou aos 22 minutos. Bruno José ergueu a bola na medida para Isaque no miolo da área. O meia conseguiu o cabeceio, mas Thiago Couto voou para fazer uma grande defesa no canto esquerdo. No lance seguinte, livre de marcação, o centroavante Bruno Mendes recebeu a bola no meio da zaga, mas cabeceou pra fora.
Aos 34, Jadson arriscou de longe e a bola passou perto do travessão. Foi o primeiro arremate perigoso da equipe alviverde.
Marca do artilheiro
Após o intervalo, o Ju voltou com Ruan no time e, com ele, a esperança, de uma produção melhor no ataque. Mas a primeira grande oportunidade foi criada pelos donos da casa. Aos 4 minutos, Isaque recuperou a bola no meio, avançou com liberdade e chutou no canto esquerdo; Thiago Couto saltou para evitar o gol.
Desgastado depois de ter disputado todos os 35 jogos do clube na temporada, o zagueiro Danilo Boza deixou a equipe para a entrada de Luiz Gustavo. E para mudar o panorama do jogo, o auxiliar alviverde sacou o volante Kadi, que não vinha bem no jogo e já tinha recebido um cartão amarelo, e colocou o atacante Daniel Cruz em seu lugar.
E a sorte costuma acompanhar os competentes, até em dias mais difíceis. Aos 25 minutos, Kelvyn avançou pela esquerda e cruzou mal. Alan Santos tentou o recuo para Pegorari que saiu e não entendeu a jogada, deixando o gol escancarado para Erick Farias. Com faro de artilheiro, o atacante apenas empurrou a bola pro fundo das redes, marcando seu primeiro com a camisa alviverde: Ju 1 a 0.
Após o gol, Nenê e Vini Paulista deixaram o gramado para as entradas de Emerson Santos e Mandaca. O verdão tratou de segurar o resultado com unhas e dentes. E ainda teve tempo para ameaçar o gol do Bugre. Mas Daniel Cruz isolou a bola em um contra-ataque rápido.
Final no Brinco de Ouro, Juventude 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Série B - 23ª rodada
Guarani 0x1 Juventude
Estádio Brinco de Ouro, em Campinas
GUARANI
Pegorari; Diogo Mateus, Alan Santos, Lucão e Caíque (Eliel, int.); Matheus Barbosa (Lucas Araújo, int.), Matheus Bueno (Robinho, 35/2º) e Isaque (Régis, 17/2º); Bruno José, Lucas Silva (Pablo Thomaz, 17/2º) e Bruno Mendes. Técnico: Umberto Louzer
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza (Luiz Gustavo, 13/2º), Zé Marcos e Kelvyn; Kadi (Daniel Cruz, 13/2º), Jadson, Vini Paulista (Mandaca, 28/2º) e Nenê (Emerson Santos, 28/2º); Tite (Ruan, int.) e Erick. Auxiliar Técnico: Estephano Djian
Gol: Erick Farias (J), aos 25 minutos, no segundo tempo
Cartões amarelos: Kadi, Tite, Daniel Cruz , Thiago Couto(J) Isaque, Diogo Mateus, Régis (G)
Arbitragem: Marielson Alves Silva-BA, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (FIFA)-BA e Bárbara Roberta da Costa Loiola (FIFA)-PR. Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos-SP. No VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior-PE.
Público total: 6.570
Renda: R$ 127.620,00