O Esportivo está prestes a iniciar um novo ciclo na gestão de sua história mais que centenária. Às vésperas de completar 104 anos, o Alviazul anunciou a troca no comando do clube: o atual presidente Leocir Glowacki dará lugar à Douglas Tedesco, que assume a presidência para a gestão 2024-2025 – a 80ª da história.
Tedesco é fisioterapeuta, com anos de trabalho ao time de Bento Gonçalves. Glowacki, por sua vez, deixa o clube após comandar a instituição no último biênio e ter passado, ainda, pelas diretorias de Marketing e Finanças em gestões anteriores.
O novo presidente assume após aclamação em assembleia realizada pelo Conselho Deliberativo do clube na terça-feira (22) – tendo como desafios o fortalecimento das categorias de base e a recolocação do time profissional na elite do futebol gaúcho.
— Nosso objetivo é trabalhar com o futebol profissional o ano inteiro. Com um calendário anual, teremos competições no primeiro semestre (o Campeonato Gaúcho A2, no caso da próxima temporada) e na segunda metade do ano (a Copa FGF). A partir delas, nossa meta imediata é colocar o clube de volta à série A estadual e buscar uma vaga em competições nacionais, com o primeiro objetivo voltado à vaga na Copa do Brasil por meio da Copa FGF — destaca Tedesco.
PERFIL
Natural de Bento Gonçalves e há mais de 15 anos atuando com futebol profissional, Tedesco tem 38 anos de idade, é formado em Fisioterapia, com pós-graduação em fisiologia do exercício, e iniciou no Esportivo como estagiário, em 2007. Permaneceu no clube até 2011, quando passou a atuar em diversos clubes, incluindo uma passagem pelo futebol chinês. De lá, retornou ao Alviazul entre 2017 e 2018.
— Voltei ao clube a convite do então presidente Anderson Zanella e logo em seguida ingressei no Conselho Deliberativo. Na sequência, fui convidado a compor a diretoria do então presidente Laudir Piccoli e segui no departamento de futebol com o Leocir. Essa trajetória dentro e fora do clube, passando por praticamente todas as fases de gestão, me dão segurança para assumir esse desafio — enfatiza.
Professor universitário e empresário no ramo de fisioterapia, Tedesco chega à presidência com a intenção de contribuir para o futebol, como um todo.
— Sou torcedor e apaixonado pelo Esportivo, mas vejo que posso fazer a diferença no entendimento que temos sobre esse esporte. Me sinto preparado para buscar novos aprendizados, mas também ensinamentos para a instituição, direcionando os esforços para as reais necessidades do clube — aponta.