O melhor visitante da Série B do Brasileiro fez mais uma vítima na noite desta terça-feira (22), pela 25ª rodada da competição. Com uma estratégia eficiente na defesa, um golaço de Nenê no início da segunda etapa e um pênalti desperdiçado pelo adversário nos acréscimos, o Juventude venceu o Mirassol por 1 a 0 e, enfim, entrou no G-4. O time alcançou 43 pontos, momentaneamente na terceira posição.
A equipe alviverde só volta a atuar pela 26ª rodada no dia 31, quinta-feira, quando recebe a Chapecoense, às 21h, no Estádio Alfredo Jaconi.
No interior paulista, Carpini mandou a campo uma formação com três zagueiros, com o retorno de Zé Marcos e a saída de Jean Irmer, que iniciou no banco. Vindo de quatro jogos sem vitória, o Mirassol começou a partida tentando impor uma pressão em casa. Com menos de um minuto, Manoel arriscou de fora da área e, com desvio, a bola saiu ao lado da trave de Thiago Couto.
Na primeira chegada do Ju ao ataque, Alan Ruschel roubou na intermediária e Jadson serviu Nenê. O camisa 10 tentou a assistência para Erick Farias, mas o zagueiro Rodrigo Sam fez o corte providencial. Aos 16, em cobrança de escanteio de Nenê, Zé Marcos subiu mais alto, mas cabeceou sobre o gol.
Em um duelo de muitos erros de passes, as chances de finalização eram raras. Aos 25, em falta cobrada por Manoel, a bola bateu na barreira e sobrou para Zé Roberto chutar, de dentro da área, sem direção. O Ju até tentava avançar a marcação em alguns momentos, mas também pecava na conclusão das jogadas.
Com uma partida truncada e sem nenhuma oportunidade clara, o empate em 0 a 0 acabou sendo o resultado natural para o primeiro tempo.
GOL LOGO NO INÍCIO
Na volta do intervalo, o craque apareceu. Em mais uma roubada de Vini Paulista na intermediária, Nenê ficou com a bola e, com o calibrado pé esquerdo, bateu colocado, no ângulo, sem chances para Alex Muralha: golaço e 1 a 0 Juventude.
Com a desvantagem no placar, o Mirassol se jogou para o ataque, especialmente buscando os lados do campo e cruzamentos para a área. Porém, o sistema defensivo do Ju continuou se portando de forma muito eficiente. Aos 15 minutos, com a intenção de manter a intensidade e reforçar a velocidade nos contra-ataques, Thiago Carpini colocou Dani Bolt e Ruan nas vagas de Reginaldo e Tite.
Logo na sequência, a primeira finalização do Mirassol em direção ao gol. Em cobrança de escanteio de Gabriel, Luiz Otávio subiu no terceiro andar e cabeceou no ângulo. Bem posicionado, o goleiro Thiago Couto espalmou sobre o gol.
Com uma defesa segura e vendo um adversário com dificuldades na criação e insistindo nas jogadas de bola aérea de forma ineficiente, o Juventude começou a encontrar espaços para contra-atacar. Aos 33 minutos, Carpini trocou mais duas peças: Matheus Vargas e Victor Andrade nos lugares de Jadson e Erick Farias.
Na reta final da partida, administrando a bola no campo de ataque, sofrendo faltas e sendo pouco ameaçado, o Ju parecia controlar as ações sem dificuldades. Só que aí veio um erro individual. Em um bate-rebate dentro da área, Rodrigo Sam foi derrubado por Dani Bolt com um chute desnecessário. Pênalti para o Mirassol. Na cobrança, Gabriel bateu colocado, buscando o ângulo, e acertou o travessão.
O time paulista desperdiçou a sua principal oportunidade e o Juventude soube segurar o placar durante os 10 minutos de acréscimos.
– Realmente era um resultado muito importante, porque perdemos pontos em casa na última rodada. Fizemos um grande jogo, estou muito feliz por ter feito o gol. Conseguimos essa recuperação durante a competição e estamos na briga para conseguir o nosso objetivo – disse o meia Nenê ao Sportv.
FICHA TÉCNICA
Mirassol 0x1 Juventude
Série B - 25ª rodada
Estádio Municipal de Mirassol
Juventude
Thiago Couto; Luiz Gustavo, Danilo Boza e Zé Marcos (Romércio, 39/2º); Reginaldo (Dani Bolt, 15/2º), Jadson (Matheus Vargas, 33/2º), Vini Paulista, Nenê e Alan Ruschel; Tite (Ruan, 15/2º) e Erick Farias (Victor Andrade, 33/2º). Técnico: Thiago Carpini
Mirassol
Alex Muralha; Lucas Ramon (Cristian, 18/2º), Rodrigo Sam, Luiz Otávio e Manoel (Thalisson, int.); Yuri (Flávio, 35/2º), Chico Kim (Camilo, 18/2º) e Danielzinho (Julimar, int.); Zé Roberto, Gabriel e Negueba. Técnico: Mozart
Gols: Nenê (J), aos 2min, no segundo tempo.
Amarelos: Yuri Lima, Negueba, Luiz Otávio (M); Nenê, Jadson, Thiago Couto (J).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares e Ruan Luiz de Barros Silva (trio de Alagoas). No VAR: Philip Georg Bennett (RJ).