Além do tão almejado acesso à Série C, a partida decisiva entre Caxias e Portuguesa-RJ, no próximo sábado (2), às 15h, pode estipular um novo recorde na Quarta Divisão do futebol brasileiro. Afinal de contas, o confronto no estádio Luso-Brasileiro coloca frente a frente os artilheiros do campeonato: os centroavantes Eron e Marcelo Toscano.
Ambos estão empatados na artilharia da Série D, com 13 gols marcados. Inclusive, foram eles os autores dos gols no empate em 1 a 1 entre as equipes no jogo de ida, no Estádio Centenário.
Eron entrou em campo em todas as 19 partidas do Caxias na Quarta Divisão, e é responsável por 59% dos gols grenás na competição. Além dos números impressionantes, o centroavante está a um gol de se tornar o maior artilheiro em uma única edição de Série D.
Neste momento, Eron e Toscano estão empatados com Nino Guerreiro, que marcou 13 gols pelo CRAC-GO em 2012; e com Gabriel Santos, que balançou a rede 13 vezes na Série D de 2021, pela Caldense-MG.
Eron chegou ao Caxias em novembro do ano passado, durante a pré-temporada. Em 2023, o centroavante, que foi vice-campeão Gaúcho, acumula 17 gols em 33 partidas pelo time grená.