O reencontro entre Marcelo Demoliner e o Recreio da Juventude, que esperou duas décadas para acontecer, virou realidade em 2023. O tenista de 34 anos volta a representar o clube caxiense, onde iniciou na modalidade e saiu para a carreira internacional, aos 14 anos.
Neto de Raul Pedro Fedrizzi — presidente do Recreio da Juventude entre 1981 e 1983 — e filho de Juliano Demoliner, que foi vice-presidente na década de 1990, Marcelo Demoliner começou a praticar tênis nas quadras da Sede Juventude. Desde que saiu, o atleta chegou a ser o 35º colocado do ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), conquistando cinco títulos no circuito internacional e chegando em 11 finais. Ainda, o caxiense foi semifinalista nas duplas mistas dos Grand Slams — Australian Open e Wimbledon, na Inglaterra. Em 2021, o tenista formou a dupla número 1 do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em 2023, Demoliner volta a ser federado pelo Recreio da Juventude, utilizando a marca do clube caxiense em seus uniformes. Na busca por uma vaga nas Olimpíadas de Paris e na Copa Davis com a seleção brasileira, o tenista vem somando pontos importantes no ranking da ATP, ocupando atualmente a 56ª colocação do mundo nas duplas. O atleta utilizará a estrutura do Recreio para seus treinamentos de quadra e físico nos períodos em que estiver em Caxias do Sul.
— Para o Recreio da Juventude, é muito relevante poder contar com atletas com a representatividade que o Demoliner tem no cenário internacional. Além de levar a marca do Clube para as principais competições do Mundo, é um grande exemplo para nossos atletas, em especial, para o Departamento de Tênis, que vem revelando muitos talentos. É um retorno que nos alegra muito e com grande perspectiva de nos levar aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 — celebrou o Presidente Executivo do Recreio da Juventude, Diego Biglia.
Entre as iniciativas da parceria com Demoliner, está a possibilidade de credenciamento para sócios do Recreio para grandes eventos internacionais, como ocorreu em Roland Garros, em maio. Nas ações efetivas no tênis, ocorreu no dia 12 de agosto uma clínica esportiva com os atletas da equipe de competição do Recreio da Juventude. Foi uma oportunidade para alguns dos jovens talentos do clube terem contato em quadra e ouvirem sobre as experiências de um atleta profissional que iniciou a sua trajetória nas mesmas quadras de tênis.
— Estou muito feliz com essa parceria com o Recreio da Juventude, clube do meu coração, onde tudo começou. Quero poder ajudar ao máximo todos, e tenho certeza de que vamos colher frutos no futuro com a nova geração de tenistas gaúchos — afirmou Demoliner.