O Time Brasil ficou com o vice-campeonato no Sul-Americano sub-16 de tênis, em Assunção, no Paraguai. No sábado (19), as equipes masculina e feminina disputaram as finais contra a Argentina, mas ambas perderam por por 2 a 0 e acabaram a competição na segunda posição. Com o resultado, os meninos garantiram vaga para a Copa Davis Júnior e as meninas para a Billie Jean King Cup Junior. Os dois torneios acontecerão de 30 de outubro a 5 de novembro, em Córdoba, na Espanha.
Uma gaúcha de Bento Gonçalves fez parte da equipe que ficou com o vice na competição. Aos 15 anos, Pietra Rivoli, tenista do Recreio da Juventude/Rede Tênis Brasil (RTB), de Caxias do Sul, foi titular da equipe ao lado de Carolina Bohrer, com Helena Bueno na reserva. Na final, a representante do Rio Grande do Sul jogou a segunda partida e perdeu para Sol Larraya, com parciais de 6/4 6/3. Antes, Bohrer havia sido derrotada por Josefina Estevez, por 6/3, 3/6 e 6/2.
Após o término do Sul-Americano, a capitã da equipe feminina, Fernanda Ferreira, fez um balanço da competição e parabenizou todos os atletas pelas vagas.
— Foi uma semana muito positiva para as duas equipes, com uma grande evolução, tanto dos meninos quanto das meninas. Mesmo sem os títulos, estamos muito contentes com as classificações para o Mundial. Agora teremos uma nova competição e vamos fazer de tudo para representar o Brasil da melhor forma — comentou.
No masculino, Pedro Chabalgoity enfrentou Valentin Garay e viu o adversário dominar a partida, sendo superado por 6/1 e 6/3. Na sequência, Victor Winheski foi derrotado por Romeo Arcuschin, por duplo 6/2.