Caxias e Ceilândia decidem, neste sábado (19), no estádio Abadião, quem classifica para as quartas de final, mata-mata do acesso, na Série D. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Quem vencer, avança. Agora, um fato curioso é o árbitro de vídeo do jogo que acontecerá no Distrito Federal.
O juíz será Emerson Ricardo de Almeida Andrade, 39 anos, professor de educação física e que mora em Salvador. Será seu primeiro jogo na Série D. Pela Série C, foram três jogos. Ele será auxiliado por Edevan de Oliveira Pereira e Daniella Coutinho Pinto. O trio é da Bahia. Agora, o VAR será Vinicius Gomes do Amaral, 36 anos. A curiosidade é que ele é gaúcho, de Porto Alegre, mas está atualmente filiado à Federação Mineira de Futebol.
Até a temporada 2021, Vinicius Amaral apitou jogos do Campeonato Gaúcho. Naquele ano, inclusive, comandou dois jogos do Caxias pelo Estadual. Ambos no Centenário: Caxias 1x2 Grêmio na semifinal e Caxias 4x0 São Luiz na primeira fase da competição. Um ano antes, em 2020, ele foi o árbitro de Caxias 1x1 São José, pela fase inicial do Gauchão.
Pela Série D, no jogo de ida, empate em 0 a 0, no Centenário, o árbitro de vídeo foi Alisson Sidnei Furtado, do Tocantins. Ele acionou o árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho, que anulou um gol do Ceilândia, no começo da partida. Foi marcada falta de ataque em cima do zagueiro Ricardo Lima.
Neste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o árbitro de vídeo para as oitavas de final da Série D. Nos anos anteriores o recurso era utilizado somente a partir das quartas, que é o mata-mata que vale o acesso à Série C.