O Veranópolis respira na Divisão de Acesso. Neste domingo (2), o pentacolor foi até o Vermelhão da Serra e derrotou o Passo Fundo, por 3 a 2, deixando a lanterna do Grupo A. O resultado também acabou ajudando Brasil-Fa e Glória, que ficaram mais próximos da classificação à próxima fase.
O Passo Fundo saiu na frente do placar, mas no segundo tempo sofreu três gols em 10 minutos. Com o resultado, o VEC pula para 11 pontos, com três a mais do que o Tupi.
Primeiro tempo morno
O Passo Fundo começou impondo o seu ritmo com o domínio da posse de bola. A primeira grande chance de gol aconteceu aos nove minutos, quando Toninho cruzou pela direita e João pulou alto para cabecear, mas o goleiro Prezzi fez uma grande defesa.
Depois disso, o Veranópolis conseguiu equilibrar o jogo, aumentou a marcação no meio de campo e dificultando as ações do tricolor no campo de ataque. Em contrapartida, os visitantes não ofereceram riscos ao gol do Passo Fundo.
Na segunda etapa, o gol veio logo cedo. Após o cruzamento pelo lado esquerdo, a zaga do VEC afastou mal e a bola sobrou para Otávio, que estava dentro da área, e chutou para o fundo da rede, aos cinco minutos.
Porém, a reação foi rápida. A primeira chance do Veranópolis veio com um chute de Fabrício de fora da área, mas o goleiro Roballo espalmou para escanteio. Depois, aos 14, quando o zagueiro Patrick errou em bola, ela sobrou para Jonathan, que chutou, mas Roballo defendeu novamente. Um minuto depois, o mesmo Jonathan teve a chance de empatar, e lá estava Roballo pra fazer mais uma grande defesa pros tricolores.
A pressão no ataque surtiu efeito aos 24, quando o Veranópolis recuperou a bola na intermediária. Rafael Mineiro avançou até a entrada da grande área e chutou forte no ângulo para empatar a partida. Dois minutos depois, o VEC virou com Alfredo, que, livre de marcação, empurrou para o fundo da rede.
O Passo Fundo sentiu o golpe e não conseguiu mais reagir. Aos 35, Alfredo aproveitou a fragilidade do time da casa e ainda ampliou a vantagem para 3 a 1.
Aos 45 minutos, João foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Paganelli, do Veranópolis, e o árbitro marcou pênalti para o Passo Fundo. Itaqui cobrou e diminuiu a diferença para 3 a 2, mas não havia mais tempo para buscar o empate.
Na penúltima rodada da primeira fase, o Veranópolis encara o Brasil-Fa, em Farroupilha.