O Juventude começou o segundo turno da Série B com pé direito. A equipe de Thiago Carpini não tomou conhecimento do Botafogo-SP e recuperou os pontos perdidos na largada da competição para o time de Ribeirão Preto. No sábado (29), o Verdão derrotou os paulistas por 2 a 0, no Estádio Palma Travassos. Os gols alviverdes foram marcados por Alan Ruschel e Matheus Vargas.
Com a vitória, o Ju chegou aos 33 pontos e diminuiu a distância para o G-4. A equipe está invicta há sete jogos e terá dois rivais diretos na briga pelo acesso em casa. Na próxima quarta-feira (2), o Juventude volta a campo contra o Novorizontino, às 21h30min, no Alfredo Jaconi. E no domingo (6), o adversário será o Vila Nova-GO também em Caxias do Sul.
Golaço em gramado impraticável
Sem Nenê, o técnico Thiago Carpini decidiu promover mudanças radicais no meio-campo alviverde. Kadi, Tite e Matheus Vargas foram as novidades na escalação. Em melhor ritmo após se recuperar de uma lesão muscular, David da Hora também iniciou o confronto em Ribeirão Preto.
E se as condições do gramado do Estádio Palma Travassos dificultavam o início da partida, o lateral Alan Ruschel fez questão de mostrar de que até em campo ruim podem ser feitos gols memoráveis. Após cobrança de escanteio, aos seis minutos, a zaga rebateu mal e o camisa 28 do Juventude pegou de primeira, de fora da área, acertando o canto esquerdo de Matheus Albino. Um lindo gol pra fazer Juventude 1 a 0.
— Feliz pelo gol. A gente vinha de uma sequência boa de jogos. Mas não posso deixar de salientar aqui as condições do gramado. Praticar futebol num gramado como este é um pecado para as duas equipes — destacou o lateral alviverde.
O gol deixou o Verdão mais à vontade na partida. Com maior volume, sobretudo no meio-campo, o time controlou as ações. O Botafogo abusou dos cruzamentos pra área. A primeira conclusão do time de Ribeirão Preto veio com Jean Victor, aos 29 minutos, mas a conclusão passou sobre o gol de Thiago Couto. Dois minutos depois, Thiago Couto tocou com as mãos na bola pela primeira vez. Edson Carioca chutou rasteiro no meio do gol pra firme defesa do goleiro.
O Botafogo cresceu nos minutos finais da partida e só não chegou ao empate graças a um milagre de Thiago Couto. Na cobrança de falta pela intermediária esquerda, Jean Victor levantou na área e encontrou Márcio Silva, que cabeceou firme no canto; Thiago Couto espalmou para o lado e , na sobra, Lucas Dias finalizou de pé direito e o arqueiro do Ju fez nova defesa, fechando o ângulo.
Vitória com autoridade
O Juventude voltou para a etapa final querendo definir a vitória. Logo no primeiro minuto, Matheus Vargas e Vini Paulista puxaram o contra-ataque. O meia descolou ótimo passe na esquerda para David, mas o atacante isolou a bola quando estava cara a cara com Matheus Albino. No lance, o jogador alviverde ainda reclamou de um pênalti do goleiro.
No lance seguinte foi a vez de Thiago Couto salvar o chute forte de Jean Victor em uma cobrança de falta.
Mais aceso no jogo, o Verdão chegou ao segundo gol aos 13 minutos. Vini Paulista fez o desarme no meio e rolou para David; o atacante passou para Rodrigo Rodrigues na ponta esquerda e o centroavante achou Matheus Vargas livre na área. O meia apenas escorou a bola pro fundo das redes: 2 a 0.
E o terceiro gol alviverde só não veio, aos 32 minutos, porque Zé Marcos cabeceou a bola pra fora, após cobrança de escanteio de Alan Ruschel. Nos acréscimos, Rodrigo Rodrigues também quase deixou o seu. Final em Ribeirão Preto: Juventude 2 a 0.
Ficha Técnica
Botafogo-SP 0x2 Juventude
Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto-SP
20ª rodada da Série B
BOTAFOGO-SP
Matheus Albino; Thássio, Lucas Dias, Márcio Silva e Jean Victor; Tárik (Ivonei, 31/2º), Guilherme Madruga (Pedro Rodrigues, 16/2º), e Luiz Henrique (Lucas Cardoso, int.); Édson Carioca (Gustavo Xuxa, 16/2º), Osman (Toró, 31/2º) e Salatiel. Técnico: Marcelo Chamusca
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Kadi (Jean Irmer, 20/2º), Vini Paulista (Mandaca, 34/2º), Tite (Ruan, 34/2º) e Matheus Vargas (Jadson, 20/2º); David (Daniel Cruz, 34/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
Gols: Alan Ruschel (J), aos seis minutos, no primeiro tempo. Matheus Vargas (J), aos treze minutos, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Alex Lessa, preparador de goleiros, Reginaldo, Kadi, Jean Irmer, Tite. Thiago Carpini (J), Guilherme Madruga, Osman (B)
Arbitragem: David de Oliveira Lacerda-ES, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires-ES e Lilian da Silva Fernandes Bruno-RJ. No VAR: Philip Georg Bennett-RJ.