Enquanto a moeda brasileira se tornava o Cruzeiro Real e o Fusca era relançado sete anos após o fim de sua produção, o Caxias perdia a última partida para o Aimoré no Estádio Centenário. O confronto foi válido pelo Campeonato Gaúcho de 1993. No dia 12 de maio, o grená sofria o revés de 3 a 1. Depois 30 anos se passaram e o grená obteve nove vitórias e um empate em seus domínios. A ampla maioria dos confrontos foi pelo Estadual. Dos 10 jogos, oito foram pelo Gauchão e apenas dois pela Série D do Brasileirão. Pela competição nacional, o Caxias fez 4 a 2 na temporada passada.
As equipes vivem momentos distintos no Grupo A-8 da Série D do Brasileiro 2023. Enquanto o Grená está na vice-liderança com 17 pontos, o Aimoré chega desacreditado para o confronto de sábado, às 15h, no Centenário. O Índio Capilé tem 10 pontos e vem de derrota por 4 a 1 para o Novo Hamburgo, no clássico do Vale dos Sinos. Apesar da fase do adversário não ser boa, o atacante Marcelinho, do Caxias, vê uma responsabilidade maior para o lado Grená.
— Aumenta a responsabilidade, pois temos que buscar vencer em casa. É procurar ser forte em casa e vamos buscar esse jogo para dar um passe em busca da classificação. A equipe do Aimoré é uma equipe boa. Tenho certeza que eles vêm trabalhando para fazer um grande jogo aqui. Sabemos como é, quando vem jogar contra o Caxias e dão a vida. É estar focado nos objetivos — declarou o atacante, que completa sobre a semana para corrigir erros:
— Estamos com uma semana cheia de trabalho, semana boa, é sempre bom para avaliar onde tem os erros e procurar melhorar. É isso que o professor vem passando para a gente. É minimizar o erro e procurar melhorar para fazer um grande jogo no sábado.
Marcelinho ganhou um concorrente para a posição no lado direito ofensivo. O Caxias contratou o extrema Minho. Sobre a disputa pela posição, o atacante observa com tranquilidade.
— É uma competição saudável, todos os clubes tem isso. Aqui querendo ou não estávamos precisando, tinha só eu e o Joãozinho de ponta. Chegou agora para somar e tenho certeza que se eu estiver jogando ele vai estar na torcida e se for ele eu também estarei na torcida. A gente está aqui em prol do Caxias e de um objetivo de levar o clube para a Série C — finalizou.
HISTÓRICO
1993 - Caxias 1x3 Aimoré
1993 - Caxias 4x0 Aimoré
1994 - Caxias 1x1 Aimoré
2014 - Caxias 4x2 Aimoré
2015 - Caxias 2x1 Aimoré
2019 - Caxias 3x0 Aimoré
2019 - Caxias 1x0 Aimoré
2021 - Caxias 3x2 Aimoré
2021 - Caxias 2x1 Aimoré
2022 - Caxias 4x2 Aimoré
2023 - Caxias 2x1 Aimoré