O Caxias depende apenas de suas forças para se classificar à segunda fase da Série D do Brasileiro. Restam duas rodadas para o fim da primeira etapa da competição nacional e o Grená é vice-líder do Grupo A-8 com 20 pontos. O objetivo de ser primeiro colocado está mais distante, pois o Hercílio Luz abriu cinco de diferença. Além disso, a equipe catarinense pega dois times eliminados nas rodadas finais, Novo Hamburgo e Aimoré.
O foco do Caxias passa a ser garantir a classificação ao mata-mata e ter a vantagem de decidir o duelo da segunda fase em casa. A vaga antecipada pode vir no próximo final de semana. Basta o time do técnico Gerson Gusmão vencer o Concórdia, domingo, às 15h, em Santa Catarina. Já com um empate, o Grená também pode garantir a vaga desde que o Camboriú não vença o Aimoré.
Em caso de insucesso fora de casa, uma vitória na última partida, diante do São Joseense, no Centenário, classifica o Grená, sem depender de ninguém.
Para o próximo compromisso, o técnico Gerson Gusmão quer ver a mesma entrega que o time apresentou na virada contra o Aimoré. Ele sabe que além da classificação, o elenco precisava passar confiança ao torcedor.
— Sabemos que eles (torcedores) estão ressentidos, e cabe a nós passar essa confiança, e ter todos ao nosso lado. Acho que uma característica que está bem definida do Caxias hoje é essa entrega, disposição de querer ter a bola e uma marcação agressiva. E isso o torcedor gosta. Ele sente que o atleta está vestindo a camisa e com vontade de vencer. Quando tiver a bola, o torcedor quer o time com alternativas, marcando gols e buscando as vitórias. Esse é o nosso objetivo, chegar na reta final e se fortalecer — afirmou Gerson Gusmão.
VENCER FORA É UM DESAFIO
O Caxias teve apenas uma vitória fora de casa na primeira fase da Série D. O resultado positivo longe do Estádio Centenário foi contra o Novo Hamburgo, por 2 a 0. O time acumula derrotas para São Joseense, Camboriú e Brasil de Pelotas. Os dois empates foram contra Hercílio Luz e Aimoré. Autor do gol primeiro gol da equipe contra o Índio Capilé, na última rodada, o zagueiro Ricardo Lima sabe que o time precisa mudar esse roteiro como visitante.
— Vamos para ganhar o jogo, respeitando a equipe do Concórdia. Mas estamos buscando essa constância dentro do campeonato e queremos a primeira colocação. É importante vencer fora para alcançar os objetivos. Equipe que quer chegar tem que vencer como visitante. Respeitamos a equipe deles, mas temos que fazer a nossa parte — contou o zagueiro, que falou sobre o trabalho com o novo técnico:
— Tem muita cobrança. Em todas as áreas do campo. Ele não passa a mão na cabeça de ninguém. Cada técnico tem sua maneira de trabalhar. Estamos nos adaptando da melhor maneira possível e dando o melhor.
:: PENÚLTIMA RODADA
São Joseense-PR x Brasil-Pel
Concórdia-SC x Caxias
Aimoré x Camboriú
Novo Hamburgo x Hercílio Luz
:: VITÓRIA
Classificação antecipada confirmada.
:: EMPATE
Segue na vice-liderança com 21 pontos e garante a classificação se o Camboriú não vencer o Aimoré.
:: DERROTA
Pode ver Brasil ou São Joseense igualarem na pontuação, mas não perde a vice-liderança por conta do número de vitórias. Porém, existe ainda a chance de Concórdia e Camboriú ficarem a um ponto do time grená e a definição das três vagas restantes ficar para a última rodada, em casa, diante do rival paranaense.