O Caxias venceu a primeira partida como visitante na Série D 2023. Além disso, o time grená não vencia no Estádio do Vale desde 2008. Após quase 15 anos, o resultado positivo diante do Novo Hamburgo fez a equipe do técnico Tcheco quebrar esse tabu e, ao mesmo tempo, assumir a vice-liderança do grupo A-8 com 10 pontos.
—É um tabu quebrado. É bom pontuar. Então, conseguimos quebrar esse tabu. O mais importante foram os três pontos que deram consistência para nós e deixando o quinto colocado mais distante. Erramos muito passe no último terço e erramos tomadas de decisão no primeiro tempo. No intervalo do jogo, falamos que precisávamos melhor no último terço. Foi isso que aconteceu. Tivemos um volume intenso — comentou Tcheco.
O time grená entra na Série D com a responsabilidade de conseguir o acesso. E esse objetivo passa por uma boa primeira fase para conseguir o maior número de pontos e decidir em casa nos jogos decisivos do mata-mata. Por isso, a cobrança é muito grande no elenco do Caxias. O próximo duelo será quarta-feira (7), às 19h, o líder Hercílio Luz, no estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão. Depois de enfrentar o Hercílio, receberá o Camboriú, em casa.
O Caxias está na segunda colocação do grupo A-8 com 10 pontos. O primeiro colocado é o Hercílio Luz com 11. Camboriú e São Joseense fecham o G-4 com nove pontos. Neste momento, a distância do Caxias para o primeiro time fora da zona de classificação é de seis pontos.
— A cobrança deles (jogadores) foi grande e a nossa também. Tínhamos que dar uma resposta. Foi importante para chegar no topo da tabela. Agora, temos uma encruzilhada novamente. Sempre falo para os jogadores que se temos problemas bons, as coisas estão dando certo. Os próximos jogos são contra adversários que estão junto com a gente na tabela. São jogos decisivos. Vão definir se vamos brigar pela liderança ou só pela classificação — avaliou Tcheco, que finalizou:
— O Hercílio é o vice-campeão catarinense e o Caxias vice gaúcho. Acho que será um grande jogo. É um time que manteve a base e tem o modelo de jogo bem desenhado. Essas equipes vão brigar até o final por isso (classificação).
O volante Marciel, com dores no joelho, foi ausência do time contra o Novo Hamburgo. No entanto, a expectativa do técnico Tcheco e contar com o jogador para o duelo diante do Hercílio Luz.