O Caxias venceu a primeira partida fora de casa na Série D do Brasileirão. No último duelo entre os gaúchos no primeiro turno do Grupo A-8, o grená derrotou o Novo Hamburgo por 2 a 0, com gols do extrema Marcelinho e do lateral-direito Marcelo. Após um primeiro tempo com uma certa dificuldade, o time cresceu com as trocas do técnico Tcheco, que colocou a equipe para o ataque na metade da etapa final.
Com os três pontos, o Caxias subiu na tabela de classificação da Série D. O grená é vice-líder do seu grupo com nove pontos e na próxima rodada enfrenta o primeiro colocado, o Hercílio Luz, com 11, na quarta-feira, às 19h, em Santa Catarina. O Caxias não vencia no Estádio do Vale desde 2008, quando fez 4 a 2 no Novo Hamburgo pela Copa Lupi Martins. Após quase 15 anos, o grená comemorou novamente uma vitória na casa anilada.
O JOGO
O confronto gaúcho começou com o Caxias procurando o gol. Contudo, a primeira chance clara foi do time da casa. Aos 6 minutos, Luiz Meneses recebeu cruzamento e, de cabeça, colocou a bola na trave grená. Na sequência, Pedro Paulo defendeu uma nova cabeçada de Luis Meneses, mas desta vez no meio do gol. Aos 9, veio a resposta grená. Jonathan recebeu no corredor esquerdo e levantou para a área. Marcelinho se encontrava na marca do pênalti e torneou a bola de cabeça. Lucas Maticoli fez a defesa para o Novo Hamburgo, no canto esquerdo.
Com o jogo mais disputado, o Caxias tentava atacar pelos flancos do campo. Aos 15, Jonathan encontrou espaço nas proximidades da área e tentou um arremate de longa distância, mas a bola subiu demais.
A melhor chance do Caxias veio, aos 22 minutos, dos pés de Marcelinho. Após rodar a bola até encontrar o melhor momento para atacar, o extrema grená recebeu na direita e cortou para dentro. De fora da área, Marcelinho soltou a pancada e a bola explodiu no travessão do Novo Hamburgo.
Com Caxias bem postado defensivamente, o time da casa encontrava dificuldades para ingressar na área grená. Por outro lado, a equipe de Tcheco também não conseguia chegar na área. O confronto caiu de produção aos 33 minutos.
Aos 40, o Grená voltou a levar perigo. Em cruzamento, Marlon forçou Maticoli colocar a bola para escanteio. Dois minutos depois, Itaqui em cobrança de falta quase complicou o goleiro grená. O zagueiro Marcão subiu mais alto, mas mandou para fora. Antes do apito para o intervalo, o Caxias escapou de sofrer o gol. No toque de Assis, de cabeça, Jonathan salvou em cima da linha.
SEGUNDO TEMPO
Os dois técnicos não fizeram trocas para o recomeço do jogo. Aos 2 minutos, Zé Vitor bateu de primeira de frente para o gol de Pedro Paulo. A bola passou perto da trave esquerda do Caxias. Dois minutos depois, Garré tentou da mesma posição do seu companheiro e, desta vez, a bola passou a direita do goleiro grená. Aos 13 minutos foi a vez de Peninha bater de fora da área. Em um chute cruzado, a bola passou perto do pé da trave de Maticoli, mas para linha de fundo.
Com a entrada do atacante Joãozinho no lugar do volante Elyeser, Tcheco tentava ganhar mais poder ofensivo. Assim, Galvan veio fazer a segunda função do meio-campo. Com passar dos 25 minutos, o Caxias ganhou campo e procurava mais o gol, enquanto o Campeão Gaúcho de 2017 apostava nos contra-ataques.
Aos 31 minutos, mais um bom ataque grená. Galvan encontrou Marcelo entrando pela direita em velocidade. O lateral do Caxias bateu forte, mas o goleiro da casa encaixou firme junto a trave. Logo após, Tcheco fez mais duas trocas. O técnico do Caxias colocou Marcão e Diego Rosa para as saídas de Peninha e Marlon, respectivamente. E a troca fez efeito. Marcão recebeu um passe em profundidade de Joãozinho. O centroavante fez o papel de garçom e encontrou Marcelinho livre na área. Aos 34, o atacante chutou forte de canhota e balançou a rede para festa dos 100 torcedores do Caxias presentes no Vale.
Com o 1 a 0 no placar, o Caxias seguia em busca do segundo gol. Aos 38, Marcelo cruzou a bola para Marcelinho. O extrema não conseguiu dominar, mas sem querer tocou para Marcão, que tentou uma bicicleta. Para azar do centroavante, a bola subiu e foi sobre o gol. E teve tempo para mais, aos 45 minutos, Marcelo apareceu como elemento surpresa na área. Desta vez, a assistência veio de Eron. Em bola alçada na área, o lateral chutou forte para a rede anilada. Com 2 a 0 no placar, o Caxias pulou para a vice-liderança do grupo A-8 da Série D.
FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo 0x2 Caxias
5ª rodada - Série D do Brasileirão
NOVO HAMBURGO
Lucas Maticoli; Itaqui, Kesley, Marcão e Alan Cardoso (Assis 5/1º); Zé Vitor, Régis e Garré (Fraga 23/2º); Dionathã (Charopem 12/2º), Richard (Maurinho 12/2º) e Luiz Meneses (Di Maria 23/2º). Técnico: Edinho Rosa
CAXIAS
Pedro Paulo; Adriel, Dirceu, Fernando e Jonathan (Marcelo 23/2º); Marlon (Diego Rosa 33/2º), Elyeser (Joãozinho 17/2º), Peninha (Marcão 33/2º); Galvan, Marcelinho e Eron Técnico: Tcheco
Gol: Marcelinho aos 34 minutos do segundo tempo abriu o placar e Marcelo ampliou aos 45 minutos.
Cartões amarelos: Dionathã (NH), Dirceu (C) e Maurinho (NH)
Cartão Vermelho: Maurinho (NH)
Arbitragem: Diego Roberto Souza de Melo (PB), auxiliado por Artur Avelino Birk Preissler (RS) e Otavio Legramanti (RS). Quarto árbitro: Anderson da Silveira Farias