Aos 24 anos, Eron vive o seu melhor momento da carreira no Estádio Centenário. O jogador não é o clássico camisa 9 e também não tem altura dos tradicionais centroavantes. Contudo, ele tem o fundamental, o faro de gol. Em 24 jogos, o atleta já marcou 11 vezes pelo Caxias e superou os números da temporada passada pelo Sampaio Corrêa, quando fez oito em 32 jogos.
Na última rodada da Série D, Eron marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Novo Hamburgo, na estreia do técnico Gerson Gusmão.
— Acho que a gente tinha feito grandes jogos antes, mas fizemos um jogo equilibrado contra o Novo Hamburgo, defensivamente e ofensivamente. Tivemos chances de fazer mais gols, o terceiro e o quarto comigo, o Joãozinho e o Marcelinho. Temos uma semana cheia agora para o Gerson colocar um pouco mais do seu trabalho — destacou o camisa 9.
Na temporada passada, o meia Diogo Sodré foi o artilheiro do Caxias com 10 gols. Em 2021, Gustavo Ramos marcou quatro vezes e foi o principal marcador. Um ano antes, em 2020, Giovane Gomes balançou as redes sete vezes. No ano de 2019, Michel foi o artilheiro com 10 e Rafael Gava fez nove.
Eron já superou todos esses nomes. Formado na base do Vitória-BA e com passagens por outros clubes do Nordeste, o camisa 9 faz a sua estreia no futebol do sul do país.
— Só agradecer aos companheiros pelo momento que estou vivendo no Caxias. É fruto de um trabalho meu, da minha família, de toda direção e comissão técnica. Passou Thiago, Tcheco e agora o Gerson. Então, só agradecer a cada um que passou pelo clube. Mas temos agora outra batalha em Pelotas e esperamos buscar os três pontos — falou Eron.
O confronto diante do Brasil de Pelotas, no próximo domingo (2), às 15h, no Estádio Bento Freitas, será mais um teste de fogo para o elenco grená. Em caso de vitória, o time de Gerson Gusmão encaminhar de vez a classificação ao mata-mata. Eron vê o duelo como um grande passo para garantir vaga na fase seguinte.
— Todos os jogos da Série D são bem complicados. É o campeonato mais difícil do Brasil, são grandes jogos e aqui no Sul são equipes que brigam muito pela primeira e segunda bola. Sabemos que será um jogo muito complicado em Pelotas. Se conquistarmos os três pontos vamos dar um grande passo para a classificação — avaliou o centroavante.
RENOVAÇÃO
Os bons números também geram uma preocupação no departamento de futebol do Caxias. Na virada do mês de julho, no dia 3, a janela de transferências das Séries A e B reabre. O temor é de que clubes da segunda divisão nacional assediem o artilheiro grená. O atleta tem multa para deixar o Centenário, mas para um clube de Série B não seria um empecilho. Tendo em vista este ponto, o Caxias já iniciou tratativas para renovar o contrato do atleta até 2024. O gerente João Corrêa explica como anda o processo:
— Eron a gente vem conversando semanalmente. Sabemos da qualidade dele. Foi um atleta que apostamos no ano passada, estava na reserva do ABC, mas vimos muita qualidade e tínhamos boas informações. Ele mostrou sua qualidade, é identificado com a torcida, com o clube e toda direção. Estamos tendo conversas, claro que no meio do campeonato ele está focado no campeonato. Então, tivemos uma conversa com o empresário e o objetivo do Caxias é ter uma renovação com Eron para ter sequência. Não chegou proposta nenhuma para ele sair, tem multa.
O jogador afirma estar focado em campo. O atleta revelou que o assunto é tratado diretamente com o seu empresário e não toma conhecimento das negociações.
— Isso eu deixo para o meu empresário, para o Gerente João e toda direção. Não gosto de estar envolvido, meu foco é só trabalhar e ajudar o Caxias. Eles estão conversando sim, espero ter um desfecho positivo, mas meu foco é ajudar o Caxias fazendo gols e dando assistências — concluiu Eron.