O fim de semana pode não ter sido o melhor para o torcedor jaconero que sentiu na pele a primeira derrota da equipe principal sob o comando do técnico Thiago Carpini. Mas na base, o Juventude teve duplo êxito, com classificações para os matas do Campeonato Gaúcho Sub-20 e Sub-17.
A equipe sub-20, treinada por Filipe Dias, empatou com o Brasil de Farroupilha em 1 a 1, no Campo da Randon, neste domingo (11). Bernardo, de pênalti, marcou o gol alviverde, que terminou a primeira fase na liderança do Grupo A. O Ju está invicto e somou 17 pontos, com cinco vitórias e dois empates. Na quartas de final, o Verdão encara o Inter, o quarto colocado do Grupo B, com 11 pontos.
Manteve a liderança
O Juventude teve uma atuação segura na busca do primeiro lugar da chave. Mesmo assim, diante do Brasil de Farroupilha, a partida foi equilibrada. A primeira chance veio com Davi, em uma finalização de fora da área. O gol alviverde veio em seguida numa cobrança de pênalti, aos 25 minutos. Luiz Henrique tabelou com Rodrigo, por dentro da defesa, e acabou sendo derrubado na área. Bernardo bateu forte no canto e abriu o placar.
Na segunda etapa, o jogo ficou ainda mais disputado. Ambas equipes tiveram um atleta expulso, com isso, criaram-se poucas oportunidades de gol. Mas o Brasil buscou o empate aos 23 minutos, com Phelipe Peres. No último lance da partida, o Verdão realizou boa trama pelo lado direito. Marlon cruzou na área e Reis, livre, finalizou mascado, na mão do goleiro. Fim de jogo, 1 a 1.
Além da liderança, o Verdão teve a melhor campanha no geral. A categoria terminou com o segundo melhor ataque e defesa da fase de grupos. O adversário do Papo nas quartas de final será o Internacional. A partir de agora, os classificados são definidos em jogos dentro e fora de casa. A partida de ida ocorre no próximo domingo (18), na Morada dos Quero-Queros.
Os outros confrontos das quartas ficaram entre São José x Ypiranga, São Luiz x Grêmio e Passo Fundo x Monsoon. Se avançar para a semifinal, o Juventude aguarda o vencedor do confronto entre Passo Fundo e Monsoon.
Sub-17 nas semis, com sustos
Não faltou emoção nas quartas de final do Campeonato Gaúcho sub-17. Depois de encaminhar a classificação no jogo de ida, por 3 a 0, a equipe treinada por Sandro Resende foi superada pelo Progresso na partida de volta, pelo mesmo placar, neste sábado (10), em Pelotas. A classificação foi decidida nos pênaltis. E o Verdão garantiu a vaga, com vitória por 4 a 2. O destaque foi o goleiro Dida, que defendeu duas cobranças.
O Juventude teve dificuldades para impor o seu estilo de jogo e não conseguiu repetir o desempenho do jogo de ida. O que mudou a história do confronto foi a expulsão do lateral Vini, no início do segundo tempo. Com um a menos, o Progresso aproveitou e igualou o placar do primeiro confronto: 3 a 0.
Nas penalidades, Miguel, Cristian, Folmer e Pedro anotaram os gols alviverdes. Dida, que recebeu o apelido do ex-goleiro da Seleção, realizou duas defesas e garantiu a vaga na semifinal.
Agora o Juventude terá pela frente o Grêmio. Assim como nas quartas de final, o vencedor será decidido em jogos de ida e volta. A primeira partida da semifinal ocorre no próximo sábado (17), em Caxias do Sul. Caso avance para a final, o Verdão espera o vencedor do confronto entre Gramadense e Inter, podendo reeditar a final de 2022 contra a equipe de Gramado.