Entre os dias 9 e 13 do mês de agosto, Caxias do Sul será a capital mundial do Beach Tennis. O público da Serra terá a oportunidade de ver bem de perto os melhores atletas da modalidade. A cidade será sede do World Tour ITF BT100. Serão mais de 30 quadras cobertas para a etapa do mundial. O torneio será realizado na Bohrer Sports e a Engenharia do Corpo Beach Casa de Pedra, sendo esta a maior arena indoor do mundo de esportes de areia.
A expectativa é de mais de mil atletas em Caxias do Sul para as provas. Conforme o organizador, Rafael Fantin, são aguardados mais de 800 atletas amadores e 200 profissionais. As duas estruturas comportam até 1.300 jogadores. O esporte vem em amplo crescimento. Para Fantin, o beach tennis é muito democrático, por isso caiu no gosto dos brasileiros.
— O esporte começou nas praias e está entrando pelo Brasil. É uma modalidade bastante democrática. Ela tem uma facilidade em aprender. Quem nunca praticou um esporte e quer começar não é difícil. Claro que cada degrau de nível requer um treinamento e dedicação, mas qualquer pessoa pode começar brincando. Eu já consegui dar aula para o pai, mãe e dois filhos. Então, conseguimos trabalhar com todos, diferente de algumas modalidades. O esporte acaba aproximando — afirmou o ex-jogador de vôlei.
A etapa internacional terá premiação de 10 mil dólares para os melhores colocados. O torneio também somará pontos para o ranking regional, nacional e mundial. Segundo o organizador local, devido a sua importância para o ranking, muitos atletas estarão participando.
— Esse evento é uma etapa do circuito mundial de Beach Tennis. Hoje, o esporte está no guarda-chuva da confederação brasileira de tênis no país. É uma organização séria e da International Tennis Federation. Caxias do Sul é um polo. Possivelmente irá atrair muitos atletas do sul, de outros estados e aqueles do circuito sul-americano também. É um evento que vem para coroar o crescimento do esporte na Serra Gaúcha — explicou.
No próximo mês de julho será realizado um pré-torneio, denominado Wild Card, que valerá como acesso direto a chave principal do mundial.
— O pré-torneio é onde o campeão terá um passaporte para entrar direto na chave no BT 100. Não é qualquer um que entra no torneio. Ele precisa ter uma capacitação de uma pontuação via ranking e ainda ter que participar de um evento que antecede a competição. É bem difícil. São 48 duplas no BT 100 e é muito difícil entrar — contou Rafael Fantin.
As inscrições para o pré-torneio podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99197 0056, até o dia 10 de julho.