Caxias do Sul, além de ser cidade natal, é parada obrigatória para Alex Telles nos momentos de descanso. É o lugar em que nasceu e onde começou o seu crescimento como jogador de futebol. De férias, após a temporada 2022/2023 com o Sevilla, campeão da Liga Europa, o lateral-esquerdo esteve no Juventude, clube que o projetou na carreira e, dessa vez, esteve acompanhado por quem ele ajuda e serve de inspiração.
Alex Telles financia um projeto social, chamado Gol de Ouro, que ajuda 60 crianças carentes dos bairros Pioneiro e Pôr do Sol, em Caxias do Sul. E nesta quarta-feira (28), pela primeira vez, o jogador visitou as instalações do Estádio Alfredo Jaconi acompanhado pelos jovens do projeto. O trabalho social realizado pelo lateral-esquerdo fica localizado no bairro Pioneiro e conta com uma escolinha em quadra de gramado sintético, que atende jovens de seis a 14 anos.
— É muito especial voltar ao clube que me formou. É um presente que me dou. Fico feliz de poder levar o nome do Juventude para o mundo. Eu tenho essa ideia de poder revelar para as crianças o quanto o futebol e estudar são coisas importantes. Poder mostrar a estrutura do clube que me revelou é especial. Isso mostra para eles que tudo é possível. Pude mostrar para eles um pouco do que vivi 12 anos aqui no Juventude — comentou o jogador.
O projeto Gol de Ouro oferece treinamentos, apoio psicológico, uniforme e lanche para as crianças. O professor é o primeiro treinador de Telles no futsal, Leandro Luciano, que acompanhou os alunos na visita ao Jaconi.
Também estiverem presentes os pais do jogador, José e Claudete Telles. Durante mais de uma hora de tour pelo clube, os jovens conheceram toda a estrutura do estádio e também a história do lugar que projetou Alex Telles. Os jovens ouviram atentamente Jonas da Rosa, Coordenador da Escola de Futebol do Ju, e primeiro professor de Telles no campo.
— Parece que sempre que volto aqui, consigo me reconectar com tudo que eu vivi. Não foram anos fáceis e produtivos. Sempre que tenho oportunidade, valorizo o clube que me revelou. Além de ser uma referência para eles (crianças), o legado que quero deixar para as crianças é buscar o sonho deles e nunca deixar de estudar — comentou Alex Telles.
MOMENTO PAPAI
Além das crianças do projeto social, Alex Telles esteve acompanhado da filha Antonella, que nasceu em janeiro, e da esposa Vitória Schneider.
— Está sendo especial. É um momento diferente. Acho que mudou tudo na minha vida. Tive um baque na Copa do Mundo com a lesão. Um mês depois, minha filha nasceu e tudo muda. É para ela que eu faço minhas coisas. Trazer ela aqui, com seis meses de idade, mesmo que ainda não entenda, já vai conhecendo as cores alviverdes. E está perto de onde comecei a jogar, é emocionante — finalizou.