A sexta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro reserva um confronto direto pela liderança do grupo A-8 para o Caxias. A equipe do técnico Tcheco viaja até Tubarão, em Santa Catarina, para enfrentar o Hercílio Luz, no estádio Aníbal Torres Costa, às 19h. Uma vitória faz o time grená ultrapassar o adversário na tabela de classificação e assumir a primeira colocação.
Além do Hercílio, o Caxias encara uma sequência de jogos diretos pelas primeiras posições no grupo A-8. Em sete dias, serão três partidas. Na sequência, a equipe terá dois jogos contra o Camboriú, terceiro colocado na tabela de classificação, com nove pontos.
— Sabemos da dificuldade que serão os jogos. O Hercílio é um time bom e eu conheço alguns jogadores que estão lá. Acompanhei a boa campanha deles no Catarinense. É um time técnico e tem mostrado isso durante a competição. Apesar de não ter começado bem a competição, sabíamos que era uma das equipes que brigaria pela ponta da tabela. É um concorrente direto — comentou o lateral-direito Adriel.
Com 10 pontos em 15 disputados, o Caxias tem 66% de aproveitamento na classificação do grupo A-8. O líder Hercílio tem 11 pontos e 73%. Os catarinenses disputaram dois jogos em casa na Série D e venceram Novo Hamburgo e Camboriú.
— Agora, temos uma encruzilhada novamente. Sempre falo para os jogadores que se temos problemas bons, as coisas estão dando certo. Os próximos jogos são contra adversários que estão junto com a gente na tabela. São jogos decisivos. Vão definir se vamos brigar pela liderança ou só pela classificação — admitiu o técnico Tcheco.
Outro fator importante neste momento da competição é o desgaste físico. Tanto Caxias como Hercílio viajaram na rodada anterior para jogar fora de casa. O time grená teve quase 200km, entre ida e volta de Novo Hamburgo, e agora percorreu mais 660km para ir e voltar de Tubarão, onde acontece o jogo contra o Hercílio.
Já o adversário do Caxias fez o trajeto entre Tubarão e Concórdia, que dá em torno de 900km. Portanto, os dois times precisam superar essa sequência em um curto espaço de tempo para assumir a liderança.
— Nosso analista de desempenho (Daniel) entrega todo o material do adversário, como bola parada defensiva e ofensiva, estilo de jogo, modo de marcar e sair jogando. Isso facilita para nós aproveitarmos. É uma equipe qualificada e o jogo vale a liderança. Estamos bem preparados. Teremos uma outra viagem e isso, de certa forma, cansa a equipe. Eles também tiveram viagem. Então vai ser um jogo de igual para igual — avaliou o goleiro Pedro Paulo.