A reação do Juventude dentro da Série B do Campeonato Brasileiro tem nome e sobrenome: Thiago Carpini. O treinador chegou com o cartaz de quem havia feito uma campanha histórica no Paulistão pelo Água Santa e teve a missão de reconduzir o Verdão ao caminho das vitórias. E já foram três na sequência depois da estreia contra a Chapecoense, algo que não acontecia no clube desde 2021.
E para mudar os rumos do Juventude na Segunda Divisão nacional, aos poucos o treinador foi implementando suas ideias. Não apenas de ordem tática. Alguns movimentos, nos bastidores do clube, chamaram a atenção do treinador. A última atitude do comandante alviverde foi afastar do elenco um atleta que, segundo o próprio treinador, não estava comprometido com o grupo de atletas. O centroavante Elton foi afastado do jogo diante do CRB, no último final de semana.
— Elton não faz mais parte do nosso processo. Foi uma decisão minha. Eu preciso de atletas, não que o Elton não estivesse, e aí é uma escolha técnica, tática ou como quer que as pessoas entendam, mas mais comprometidas com o processo, comportamentos e aceitação dentro do trabalho — destacou o comandante alviverde.
Thiago Carpini foi além e ainda mandou um recado para quem não estiver alinhado com os objetivos do clube dentro da Série B.
— Os atletas, os funcionários e qualquer pessoa que não estiver imbuída nesse mesmo objetivo em prol da instituição não serve para estar conosco.
Direção confirma saída do jogador
Elton foi anunciado como reforço do Juventude quando o clube ainda era treinado por Pintado, no dia 31 de março. O jogador de 37 anos chegou com a fama de quem havia sido artilheiro recentemente pelo Cuiabá. O camisa 9 acumula ainda passagens por grandes clubes como Corinthians, Flamengo, Vasco e lá conquistou a Série B de 2009.
Depois de uma passagem apagada pelo CSA, no ano passado, com apenas dois gols em 14 partidas, Elton foi a aposta do Verdão para ser o reserva de Rodrigo Rodrigues. Na ocasião, a direção alviverde estava entre o nome dele e o do centroavante Bruno Mezenga, destaque do Água Santa, que se valorizou com a campanha no Paulistão e foi contratado pelo Santos.
Com a camisa do Juventude, Elton entrou em campo apenas três vezes. Visivelmente longe de seu melhor condicionamento físico, o atleta entrou em campo no segundo tempo dos jogos contra Botafogo-SP, Vila Nova-GO e Sampaio Corrêa. O time saiu de campo derrotado nas três partidas e o atleta não balançou as redes. Pintado era o treinador. Com a chegada de Carpini, Elton sequer foi relacionado.
A direção alviverde tinha a ideia de fazer com que Elton buscasse o melhor recondicionamento físico com a equipe de transição que jogará a Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em junho. No entanto, os dirigentes e o atleta, em comum acordo, acertaram o encerramento do contrato na tarde desta segunda-feira (29). Elton está livre para fechar com outro clube.