Uma hora antes do jogo contra o Brasil de Pelotas, o torcedor grená saberá se o Caxias terá uma mudança tática na sua formação. O time entra em campo neste sábado (27), às 15h, no Estádio Centenário, pela 4ª rodada da Série D. Na coletiva antes do jogo, realizada nesta sexta-feira logo após o último treino, Tcheco abriu a possibilidade de usar três zagueiros.
— Cada treinador com seu modelo de jogo. E sendo bem direto com a sua pergunta, a gente acabou testando duas formações. Uma com três zagueiros e outra com uma linha de quatro normal. E dentro destas formações, acabamos alterando alguns atletas e aí deixou no ar esta dúvida não só pra vocês, mas para o adversário. Junto com a comissão vamos tirar esta dúvida e ver como é que vamos entrar em campo — afirmou o treinador.
A possibilidade de usar um terceiro zagueiro vem devido ao estilo de jogo do técnico Rogério Zimmermann, de postura mais reativa fora de casa. Caso se confirme, Tcheco poderia colocar uma linha com Lucão, Dirceu e Fernando. Ricardo Lima está fora do confronto. O atleta participou de apenas um treinamento e ainda está se recuperando de uma entorse no tornozelo.
Para entrada de mais um homem na defesa, o técnico grená teria de sacar um dos três atletas de construção do ataque. Peninha teve uma virose na semana, mas deve ir para o duelo. Uma opção seria sacar Diego Rosa.
— Como acabei fazendo essa variação durante a semana, realmente o grupo já está com bom entendimento, até porque os nossos zagueiros estão tendo uma performance boa. O Ricardo que acabou substituindo nos jogos o Fernando e o Dirceu, entrou muito bem, assim como o Lucão também. São jogadores que nos dão essa aptidão para atuar com três zagueiros. Mas tem que sair alguém — ponderou Tcheco.
Para ter mais profundidade em um esquema com três zagueiros, o Caxias também pode ter uma segunda mudança, a saída do lateral-esquerdo Jonathan para entrada de Marcelinho. O extrema atuaria como ala, algo que já foi treinando por Tcheco. Sobre a transição ofensiva, o comandante grená respondeu:
— E se você tiver que fazer essa transição depende de quem tá atuando junto com o Eron. Essa formalização a gente fez também com outros jogadores, pra entender qual é o melhor cenário, desde que você tenha essa válvula de escape, pode ser que ela se formalize, né? Mas aí é uma coisa que depende também do time adversário e que vamos avaliar durante o jogo.
Por não ter vencido o Aimoré fora de casa, o Caxias precisa somar pontos e uma mudança de esquema poderia atrapalhar essa conta, já que existe a pressão pela vitória em casa. Desta forma, Tcheco deve repetir a formação com Pedro Paulo; Adriel, Dirceu, Fernando e Jonathan; Marlon, Marciel, Peninha; Galvan, Diego Rosa e Eron. O sistema de três zagueiros pode ser uma alternativa para o jogo com: Pedro Paulo; Lucão, Dirceu e Fernando; Adriel, Marlon, Marciel, Peninha e Marcelinho; Galvan e Eron.