O Caxias estreou com derrota na Série D do Brasileirão, algo que não acontecia nos últimos cinco anos. O time sofreu com o gramado sintético do Estádio do Pinhão e viu o São Joseense vencer com gol nos acréscimos, com um jogador a mais em campo. O jogo terminou com vitória do time paranaense por 2 a 1. Após o jogo, o técnico Tcheco analisou o primeiro confronto grená na busca pelo acesso à Série C.
— Lógico que não era o resultado que a gente esperava, mas analisando as circunstâncias, o que dá para tirar quanto estava 11 contra 1 é que tivemos bom comportamento, não levamos sustos. Era um jogo equilibrado que algum momento das nossas valências ofensivas poderia sair o gol dentro da normalidade. Assim que teve a expulsão, não quis fazer uma modificação imediata, pois tinha perdido uma troca o Dudu no começo e faltam quatro minutos para o intervalo. Aí você vai por intervalo com outra dinâmica tática — declarou o técnico.
No segundo tempo, Tcheco recompôs o sistema defensivo com Lucão, após a expulsão do zagueiro Fernando e ainda buscou ter força ofensiva com Marcão e Eron. Segundo o próprio treinador a ideia era as jogadas áreas.
— Tentei colocar o Marcão e o Eron, com 1 a 0 atrás, brigando por esta bola aérea. A nossa ideia era essa. Não quis fechar a equipe e jogar por uma bola isolada. Recompus com o Lucão e dentro da bola parada, como fez no empate. Era um risco que corri e acho que acabou dando certo e o segundo gol um pouco de erro de colocação nossa.
Tcheco admite que a expulsão prejudicou o modelo da equipe de jogar, ainda mais em um gramado sintético. O fator campo também influenciou na visão do técnico grená, mas não serve de desculpa. Ele ainda ficou na bronca com o árbitro Diego da Costa Cidral, de Santa Catarina.
— Não só o fator local pelo piso e a torcida, mas a arbitragem, de certa forma, acabou atrapalhando as duas equipes no geral. Não só pela condição de cartões absurda. É um tom de conversa muito arrogante dos árbitros. O campo prejudicou muito, mas a gente já sabia disso, nos preparamos para isso. Não é desculpa.
No próximo domingo, dia 14, o Caxias joga no Estádio Centenário. Será a primeira partida frente ao torcedor na Série D. O confronto será diante do Concórdia, às 15h.