A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a lista dos 30 atletas inscritos para a disputa da Liga das Nações 2023, competição que começa no dia 6 de junho e se estende até 23 de julho. Entre os pré-convocados pelo técnico Renan Dal Zotto está mais um atleta da Serra Gaúcha. Trata-se e de Welinton Oppenkoski, oposto do Sada Cruzeiro, que é natural de Bento Gonçalves.
O jogador de 23 anos conquistou recentemente a Superliga 2022/2023 masculina com o Sada Cruzeiro ao vencer o Itambé Minas na decisão. Ele, que foi revelado pelo Bento Vôlei e surgiu no projeto social Sacada Solidária, foi escolhido jogador revelação da Superliga. O bom desempenho fez ele ser chamado para a Seleção Brasileira.
A lista de inscritos na Liga das Nações não garante presença de Welinton Oppenkoski no grupo que vai disputar a competição. Até a fase final, o elenco brasileiro deve contar com 14 atletas dos 30 pré-selecionados. Porém, já é um reconhecimento pelo grande trabalho na equipe mineira. A competição masculina neste ano terá 16 seleções e acontecerá em Ottawa, no Canadá. As finais serão em Gdansk, na Polônia.
O Brasil está no Grupo 2 e estreia diante da Alemanha no dia 7 de junho, em Otawa, no Canadá. Posteriormente, enfrenta Argentina, Cuba, Estados Unidos, Bulgária, Japão, Eslovênia, França, Itália, Polônia, Holanda e China. Neste ano, além do título, a Liga das Nações serve também como preparação para o Pré-Olímpico, que acontece em setembro.
O levantador Fernando Kreling, o Cachopa, é mais um atleta da Serra chamado pelo técnico Renan Dal Zotto. Ele é natural de Caxias do Sul e é presença constante nas convocações.
Confira a lista dos 30 pré-convocados
Levantadores
Bruninho, Cachopa, Matheus Brasília e Thiaguinho
Opostos
Abouba, Alan, Chizoba, Darlan, Felipe Roque e Oppenkoski
Ponteiros
Adriano, Arthur Bento, Daniel Muniz, Honorato, João Rafael, Leal, Lucarelli, Rodriguinho, Vaccari e Victor Birigüi
Centrais
Flavio, Judson, Leandro Aracaju, Lucão, Matheus Pinta, Otávio e Thiery
Líberos
Alê Elias, Maique e Thales