Minutos após mais um fracasso dentro de casa, com a derrota para o Mirassol por 1 a 0, o Juventude anunciou o nome do seu novo treinador. Thiago Carpini, 38 anos, será o comandante alviverde a partir da sétima rodada, quando o time enfrenta a Chapecoense-SC, às 11h, em Santa Catarina. Com três pontos em 18 possíveis, a equipe está na zona de rebaixamento.
Carpini ganhou notoriedade no começo desta temporada pela campanha no Água Santa, quando levou a equipe à final do campeonato. Pelo desempenho, foi eleito o melhor da função no Paulistão. Antes disso, comandou Guarani, Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária. Além do treinador, chega ao Alfredo Jaconi o auxiliar Caio.
— Trabalhamos juntos por 10 meses. Antes de aceitar a proposta, ele observou os nossos jogadores. Ele sabe o que é o Juventude e o que significa o Juventude no cenário da Série B, e ele está vindo com esse desafio, de treinar melhor esse elenco. Esse elenco tem condição de produzir muito mais do que está produzindo. É uma escolha que partiu da direção e, principalmente, pela minha palavra de ter trabalhado com ele. Então, é uma responsabilidade grandiosa na contratação do primeiro treinador sob a minha gestão — anunciou o diretor-executivo Júlio Rondinelli.
Natural de Valinhos, no interior de São Paulo, Carpini é um ex-atleta que atuou como zagueiro e volante em equipes como Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Guarani, América-RN e Caldense, além de ter passagens pela Grécia e China.
Em 2017, pendurou as chuteiras e passou a se dedicar aos estudos para se tornar treinador, tendo concluído cursos da CBF e da Associação Argentina de Futebol, a AFA.
O novo treinador deve ser apresentado oficialmente na segunda-feira (15), quando iniciará o trabalho com o grupo de jogadores. Para a partida contra a Chape, o volante Jadson está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.