A semana mais importante do ano para o Juventude vai começar. Nesta segunda-feira (10), o grupo de jogadores se reapresenta no CT de olho na estreia no Campeonato Brasileiro da Série B. No sábado, dia 15, inicia a caminhada alviverde rumo à elite do futebol brasileiro. Diante do Botafogo de Ribeirão Preto, o Verdão entrará em campo às 18h15min, no Alfredo Jaconi, no primeiro dos 38 jogos da competição.
Apresentado no dia 15 de março para ser mais uma vez o comandante do acesso, o técnico Pintado teve praticamente um mês para reescrever a história do Verdão nesta temporada. Eliminado do Gauchão e da Copa do Brasil, precocemente, o treinador está reconstruindo a forma de jogar da equipe. De uma ideia mais defensiva, do ex-comandante Celso Roth, para um modelo de jogo mais agressivo, no 4-3-3, que sempre notabilizou os trabalhos no treinador.
— É um trabalho que precisa de um início, de uma nova metodologia e de novos treinamentos. A gente vai ter dificuldades na Série B e é normal, assim como as outras equipes terão também — afirmou Pintado.
O treinador admite que o time tem muito a evoluir e a construção de uma equipe competitiva se dará ao longo da Série B. No entanto, o técnico garante que, por já ter conduzido o clube à Série A uma vez, levará esse sentimento pra dentro do vestiário.
— Na minha chegada falei pro grupo que é muito difícil conquistar o acesso. Depois que você já sente esse sabor, você quer repetir sempre. É muito prazeroso, ainda mais num clube como o Juventude, de muitas conquistas, de torcida muito amorosa, mas também muito exigente. Precisamos de todos, fortes e motivados. Disse aos jogadores que eu vim pra vencer, de novo, porque eu já senti esse sabor. Tenho certeza que a gente vai muito forte — destacou o comandante alviverde.
Na preparação juventudista para a competição nacional, foram feitos quatro testes sob as instruções de Pintado. O Verdão venceu a equipe sub-20 e o Gloria, e perdeu para o Brasil e o Cruzeiro, em jogos-treinos.
Nesta semana de estreia, o treinador fará os últimos ajustes na equipe. O time base tem: Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Romário; Jean Irmer, Jadson e Boldrin; Luiz Fernando, David da Hora e Rodrigo Rodrigues.
Pintado ainda aguarda a recuperação de Walce, titular da zaga. No meio, Mandaca está recuperado de lesão e pode aparecer no time no sábado. No gol, Léo Vieira deve ser o titular no decorrer da Série B. Reginaldo chega com ritmo de jogo, mas depende de entrosamento com o grupo alviverde.
Mais reforços
Ainda existem indefinições no elenco. A direção ainda não finalizou a fase de contratações. São sete jogadores novos. Já assinaram contrato o goleiro Léo Vieira, o lateral-esquerdo Romário e os atacantes Luiz Fernando e Elton. O zagueiro Douglas está com uma lesão muscular, mas segundo o treinador, o clube irá aguardar a recuperação do atleta. O zagueiro Romércio, do São Bernardo, chega em Caxias do Sul para realizar exames para depois assinar contrato. E o lateral-direito Reginaldo é aguardado até terça-feira (11), após ter participado da histórica campanha do Água Santa, no Paulistão. Da equipe de Diadema também virá o diretor-executivo Júlio Rondinelli.
O clube ainda pretende anunciar pelo menos outras duas contratações: um meia e um atacante, "diferenciados", segundo os dirigentes alviverdes. A dificuldade está no fato de que os atletas analisados, que estão na série A, normalmente não querem jogar na segunda divisão. Além disso, os jogadores devem se adequar à realidade financeira do Ju.
Dificuldades em enxugar a folha
Apenas dois atletas deixaram o Alfredo Jaconi até o momento. O volante Kelvi foi emprestado ao Paysandu. Já o centroavante Samuel Granada foi devolvido ao Fluminense. Número bem abaixo do planejado pela direção.
A ideia era liberar mais um zagueiro, dois laterais, um meia e dois atacantes. As dificuldades existem em encontrar clubes interessados e que arquem com as despesas até o fim da temporada. O prazo para que estes jogadores se acertem com outras equipes é até o dia 20 de abril, quando fecha a primeira janela de transferências no Brasil.
Alguns nomes, que não participaram do jogo-treino diante do Cruzeiro, na semana passada, estão entre os nomes que devem deixar o grupo. Casos dos laterais Daniel Guedes e Alan Ruschel e do atacante Daniel Cruz.