O Juventude já definiu qual vai ser a fórmula para voltar à Série A. O clube aposta suas fichas no comandante do último acesso para tentar uma das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro em 2023. Velho conhecido da torcida alviverde, Pintado, de 57 anos, revelou à reportagem do Pioneiro que já recebeu um convite para voltar ao clube. Nesta segunda-feira (6), o treinador deixou a Inter de Limeira, após salvar o Leão do rebaixamento no Campeonato Paulista
— Poxa, fico muito feliz pela lembrança. Tive um contato sim, agora há pouco. Vamos aguardar pra ver o que resolvem — revelou Pintado.
No dia 30 de janeiro de 2021, o técnico comandou o time na vitória sobre o Guarani, por 1 a 0, em Campinas, pela 38ª rodada da Série B. Com o resultado, o clube atingiu os 61 pontos, conquistando o acesso em terceiro lugar. Voltar ao clube e reviver momentos como este podem ser determinantes para o acerto de Pintado com o Ju.
— O Juventude é um clube muito especial pra mim. Gostaria muito de voltar e farei o possível pra isso — destacou o treinador.
No último domingo (5), Pintado comandou a Inter de Limeira pela última rodada da primeira fase do Paulistão. O empate em 0 a 0, fora de casa, com a Ferroviária, rebaixou os donos da casa e salvou o time do treinador do rebaixamento.
— Estou indo até Limeira pra finalizar minhas coisas lá. Missão cumprida — destacou Pintado.
O diretor executivo de futebol do Juventude, Júnior Chávare não confirma o contato com o treinador. Mas, nos bastidores, o clube trata com sigilo as negociações e só irá confirmar a contratação após o acerto com Pintado.
Experiente e vencedor
Após a saída de Celso Roth, os dirigentes do Juventude estiveram em várias reuniões para traçar o perfil do novo comandante. De acordo com o diretor do comitê gestor de futebol, Luis Carlos Bianchi, o novo técnico teria que ser um profissional experiente e vencedor.
Aos 57 anos, Pintado deixou o Alfredo Jaconi logo após a conquista do acesso para a elite nacional para comandar a Ferroviária no Campeonato Paulista. Na sequência, teve passagens pelo Goiás, Chapecoense e Cuiabá. A Inter de Limeira foi seu último clube.
Pelo Juventude, Pintado foi contratado logo após a paralisação do futebol por conta da Covid-19. A estreia foi no dia 23 julho, na vitória por 2x0 sobre o Caxias.
Ao todo, foram 46 jogos comandando a equipe alviverde, com 20 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. O time oscilou na competição nacional e chegou a deixar dúvidas sobre o acesso. Duas rodadas antes do acesso, o time chegou a sofrer uma dura goleada de 5 a 2 para o Avaí, na Ressacada. Na partida seguinte, o Verdão suou para conseguir uma virada contra o Figueirense, nos acréscimos, no Alfredo Jaconi, e teve que contar com a ajuda do Brasil-Pel, contra o CSA, para depender só de si na rodada final, contra o Guarani.
No jogo em Campinas, Renato Cajá fez o gol que carimbou a volta do Juventude para a Série A depois de 14 anos. Como Pintado já tinha um acordo com seu empresário para treinar a Ferroviária no Paulistão, o treinador deixou Caxias do Sul após o acesso.
O Juventude terminou a Série B com 61 pontos, na terceira colocação, chegando também nas oitavas de final da Copa do Brasil. Caso acerte com o clube nas próximas horas, Pintado poderá fazer sua estreia no sábado, dia 11, na última rodada do Gauchão, diante do Brasil-Pel, no Alfredo Jaconi. Se o Ju não obter classificação à segunda fase e o treinador não tiver condições de dirigir a equipe, a reestreia deve ser apenas na primeira rodada da Série B, contra o Botafogo-SP, em casa, no mês de abril.