Com quatro pontos somados nas últimas duas rodadas, o Juventude ainda tem chances de classificação às semifinais do Campeonato Gaúcho. Na noite de sábado (4), o alviverde derrotou o Esportivo pelo placar de 3 a 1, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Para se classificar, o Juventude não depende somente de suas forças. A situação na tabela também não é simples para o torcedor. O alviverde terá de vencer o seu último compromisso da primeira fase e torcedor por uma derrota do Caxias. Além disso, o Ju precisará tirar um saldo de cinco gols para o rival.
No próximo sábado (11), o Juventude recebe o Brasil de Pelotas, no Estádio Alfredo Jaconi. Já o Caxias encara o Avenida, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Uma combinação para o alviverde avançar de fase seria: vitória por 3 a 0 sobre o Xavante e uma vitória do Avenida por 2 a 0 sobre o grená.
A última rodada se torna importante para o Juventude para a temporada de 2024, pois o Gauchão dará quatro vagas para a Copa do Brasil. Se ficar fora do G-4, o Juventude terá de torcer para pelo menos um da dupla Gre-Nal se classificar para a Libertadores da América ao longo do ano. Assim abriria uma vaga na primeira fase do torneio nacional.