Para o Juventude, a última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho vale classificação para a fase semifinal e, consequentemente, vaga na Copa do Brasil 2024. O time alviverde enfrenta o Brasil-Pel, sábado (11), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. No entanto, o Verdão não depende somente de si para alcançar os objetivos.
O Ju precisa vencer o seu confronto em casa, torcer por uma derrota do Caxias em Santa Cruz do Sul e ainda tirar uma vantagem de cinco gols de saldo da equipe grená. Assim, o Juventude pode classificar para a semifinal do Estadual e, automaticamente, para a Copa do Brasil 2024.
Vale lembrar, que neste ano, houve uma mudança no critério de classificação dos clubes para a próxima Copa do Brasil. Não haverá mais lugares destinados pelo ranking nacional de clubes. Com isso, foram destinadas cinco vagas ao Rio Grande do Sul. Os quatro primeiros do Gauchão e mais o campeão da Copa FGF.
Caso o campeão, o vice, o terceiro ou quarto colocados do Gauchão já tenham assegurado participação através de outra competição, a vaga deverá ser destinada ao melhor classificado, observando a ordem de classificação geral. Por isso, se o Juventude terminar em quinto na classificação, precisará torcer para Grêmio ou Inter conquistar uma vaga na Libertadores e, assim, abrir mais uma vaga na Copa do Brasil.
Isso, porque a Copa do Brasil destina 12 vagas para os clubes classificados para a Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e clubes oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas.
Combinação para o Juventude classificar
:: Juventude precisa vencer o Brasil-Pel;
:: Caxias precisa perder para o Avenida;
:: Juventude precisa tirar cinco gols de saldo;
:: Exemplo: Juventude 3x0 Brasil-Pel e Avenida 2x0 Caxias.
Se o Juventude não classificar para a semifinal
:: Torce para Grêmio ou Inter conseguir vaga na Libertadores 2024. Com isso, abre outra vaga pelo Gauchão;
:: Ou Juventude ser campeão da Série B;
:: Ou Juventude ser campeão da Copa FGF;