Depois de passar três temporadas sem poder atuar, a vida de Walce encontrou um novo rumo dentro do Juventude. As graves lesões no joelho afastaram o zagueiro do São Paulo dos gramados por um período que o fez até pensar em desistir da carreira.
— Passei por uma fase na qual muitas vezes eu achava que não poderia mais voltar a jogar futebol, mas hoje sou a prova viva de que vale a pena perseverar e persistir porque algum momento você vai ser coroado — admitiu o defensor em entrevista ao canal do clube.
Em janeiro de 2020, Walce passou pelo primeiro procedimento cirúrgico para corrigir a ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo. Em outubro, o atleta teve que corrigir a ruptura de ligamento, em uma nova cirurgia. Já em junho de 2021, um novo exame diagnosticou uma insuficiência do enxerto, obrigando o zagueiro a passar pelo terceiro procedimento no joelho.
Aposta do departamento de futebol para esta temporada, Walce participou da pré-temporada com o grupo alviverde e, aos poucos, foi entrando na equipe para adquirir o melhor condicionamento físico e tático. O atleta particiou de sete dos 10 jogos do Ju no Gauchão e, diante do Esportivo, na décima rodada, ganhou a condição de titular, na vaga de Felipe Carvalho.
— Desde o princípio quando o Juventude me deu a oportunidade de estar aqui eu abracei, falei quero estar lá e fazer parte desta história. E hoje estou aqui por que me dediquei 100% em todo meu processo de recuperação, me doei de verdade para que eu pudesse voltar a jogar futebol. Então, se hoje eu estou em condições de jogo, é porque eu não desisti de mim e do processo. Mantive uma disciplina que, se olhar pra trás, posso dizer que muitos não conseguiriam. Em vários momentos pensei em desistir, mas lá no fundo tinha um pouquinho de disciplina que me fez continuar — revelou Walce.
O primeiro gol marcado com a camisa alviverde ajudou a confirmar a vitória por 3 a 1 na Montanha dos Vinhedos, que mantém o Verdão vivo na briga pela quarta vaga no Campeonato Gaúcho.
— Um mix de sentimentos. Se eu falar que estou normal ou tranquilo, não estou. Feliz, por mais que a gente não fez um bom jogo, conseguimos fazer o resultado que era o que mais importava. Estou dando um recomeço, por ter iniciado a partida e feito um gol. É importante e ajudou, deu um gás para a equipe ter vencido — apontou o zagueiro.
No sábado (11), Walce volta a campo pelo Juventude, agora diante do Brasil-Pel. A partida marcada para às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, não é apenas decisiva para o time alviverde confirmar presença à semifinal do estadual. Para o Juventude, o jogo é importante também na busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2024.