O Veranópolis definiu, na última segunda-feira (6), o nome do novo técnico para a Divisão de Acesso 2023, que inicia em 16 de abril. O VEC confirmou Alê Menezes como o treinador responsável por buscar o tão sonhado acesso à elite do futebol gaúcho, que não disputa desde 2019.
Ex-centroavante, depois de pendurar as chuteiras, o trabalho de Alê Menezes se consolidou na Serra Gaúcha. Em 2019, enquanto treinador do Brasil de Farroupilha, conquistou o acesso da Terceirona à Divisão de Acesso. Já pelo Glória, em 2021, foi campeão da Copa FGF, garantido vaga à Copa do Brasil na temporada seguinte. Na competição nacional, o time de Vacaria avançou à segunda fase e garantiu, no total, R$ 1 milhão e 370 mil, após eliminar o Brasil de Pelotas.
— A gente teve uma continuidade boa no Glória, onde vencemos a Copa FGF, fizemos uma boa campanha na Copa do Brasil e jogamos uma Recopa Gaúcha. Então, claro que é muito bom ter essa continuidade, mas, depois, tu tens que dar uma arejada e sair. Esse convite do Veranópolis dispensa comentários. É um clube que sempre formou times competitivos, sempre disputando a Primeira Divisão. Então, depois que é rebaixado, acaba sofrendo um baque. É normal — disse o treinador, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Com 14 acessos conquistados durante sua carreira — tanto como jogador quanto como treinador —, Alê Menezes conhece a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. De acordo com o treinador, as circunstâncias da competição fazem com que o elenco do Veranópolis seja, principalmente, fisicamente forte.
— Acredito que, fisicamente, a Divisão de Acesso seja até mais forte que o Gauchão, dadas as devidas proporções. É um campeonato que acontece em uma época com muita chuva e os gramados ficam quase impraticáveis. Então, o grupo que pensamos é um time de força. Claro que tu tens que ter, no elenco, atletas que façam a diferença, mas, a imposição física, principalmente na Divisão de Acesso, conta muito — afirmou Alê.
INVESTIMENTO DO VEC E MONTAGEM DO ELENCO
Diferentemente do Glória e do Brasil de Farroupilha (outros dois representantes da Serra), o Veranópolis não teve indefinições quanto à sua participação na Divisão de Acesso. Mesmo assim, o clube não escapa da dificuldade — principalmente financeira — que é fazer futebol no Interior. De acordo com o gerente executivo do VEC, Fininho Kufner, o orçamento do Pentacolor para a competição será mais enxuto em relação aos últimos dois anos.
— Eu poderia colocar, no topo da prateleira, três equipes que, hoje, estão com um orçamento maior: Santa Cruz, Guarany de Bagé e Inter-SM. Mas, depois que começar o campeonato, o grupo tem que querer se entrosar para fazer uma grande Divisão de Acesso — comentou Alê, que completa falando sobre o perfil do elenco que pretende montar no Veranópolis:
— Vamos procurar contratar oito jogadores que disputaram o Gauchão ou o Paulistão. A gente vai procurar trazer jogadores que já vinham jogando porque vamos ter pouco tempo para trabalhar. Por isso, é importante que esses jogadores já venham preparados. Mas confesso que é difícil, porque muitas equipes da Divisão de Acesso procuraram vincular jogadores para, depois, emprestá-los a essas equipes que disputaram as primeiras divisões dos estaduais. Mas vamos montar um time competitivo. Temos que ser muito criteriosos nas contratações, até porque a gente sabe que vai errar, mas tem que errar o mínimo.
CAUTELA NO DISCURSO
A pré-temporada do Veranópolis deve iniciar no dia 20 de março. Será um tempo curto de preparação para a Divisão de Acesso, que começa em 16 de abril. O VEC está no grupo A, com Gaúcho, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, Glória, Brasil de Farroupilha e Monsoon. Por ser uma competição bastante equilibrada, Alê Menezes opta por manter um discurso mais cauteloso, não prometendo o acesso.
— Falei, na minha apresentação, que não vamos medir esforços para trabalhar. Eu não gosto de prometer o acesso, eu gosto de prometer trabalho, porque as outras 15 equipes vão ter o mesmo objetivo do Veranópolis, que é subir. Agora, se vamos subir ou não, só o tempo dirá. Então, prometi muito empenho no dia a dia, para que possamos fazer um grande campeonato — finalizou o treinador.