Vai começar a maior competição de futsal do país. Com 24 participantes, a temporada 2023 da Liga Nacional tem seu pontapé inicial, nesta quinta-feira (23), às 20h, com o atual campeão Corinthians enfrentando o Campo Mourão. Já a ACBF, representante da Serra, inicia sua caminhada em busca do sexto título na sexta-feira (24), em Carlos Barbosa. O confronto será diante do Blumenau, às 19h30min.
O time laranja mudou o comando técnico e contratou cinco atletas para a atual temporada. O treinador será André Bié, multicampeão pelo Corinthians. Entre 2016 e 2021 conquistou 11 títulos, incluindo o sonho de consumo da ACBF, a Liga Nacional (2016). A equipe de Carlos Barbosa encara um jejum de sete temporadas. A última conquista foi em 2015. Um dos remanescentes para 2023 é o ala Mithyê, que está na sua segunda passagem pela equipe da Serra.
Na primeira vez que defendeu o clube da Serra, entre 2017 e 2019, levantou três Copas Libertadores, uma Supercopa e uma Liga Gaúcha. Agora, o sonho é a Liga Nacional.
— O foco da ACBF nesse ano é tentar trazer o caneco para Carlos Barbosa novamente. Atleta de alto rendimento têm que saber trabalhar com a pressão. A pressão existe, não adianta mentir, mas a gente sabe administrar. Temos que achar esse equilíbrio para que não nos atrapalhe. Essa pressão tem que ser um combustível a mais para conquistar essa liga. A equipe é muito experiente e a comissão também — comentou Mithyuê, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
O período de preparação da ACBF começou no dia 18 de janeiro. Com mais de 60 dias de pré-temporada, o técnico André Bié pôde implementar suas ideias e testar a equipe nos amistosos. Ao todo, foram cinco contratações: os fixos Daniel Ferreira e Willian Peru, e os pivôs Dill, Guilherme Reis e Selbach. Neste tempo de preparação, foram sete jogos amistosos, com quatro vitórias e três derrotas.
— A pré-temporada foi excelente, excepcional mesmo. Particularmente, foi muito boa porque faziam três anos que eu não tinha pré-temporada, devido à minha saída do Brasil, pandemia, enfim. Então, foi uma preparação muito boa. A ACBF esteve acostumada com o mesmo sistema por anos e, agora, o Bié chegou com um sistema novo, muito bom. Acho que vamos colher grandes frutos nessa temporada — analisou Mithyuê.
Aos 33 anos, o ala passou por mudanças na carreira, entre elas se tornando mais polivalente e atuando em outra função.
— A gente muda um pouco. Os anos vão passando e a gente vai ganhando um pouco mais de experiência. Estou com 33 anos, acredito que adquiri uma boa experiência nesse tempo. Mudei um pouco o meu estilo de jogo, em relação à posição. Na ACBF de 2019, a gente estava carente de pivô, e acabei jogando mais nessa posição. E isso agregou na minha carreira. Sempre fui ala e sigo sendo, mas, sempre que precisar, eu consigo quebrar um galho como pivô. Hoje em dia está tão competitivo que a gente tem que jogar em todas as posições, até de goleiro se bobear — comentou o jogador.
LIGA NACIONAL 2023
A Liga Nacional de Futsal para a temporada 2023 será disputada por 24 equipes, que jogarão entre si, em turno único. Para as oitavas de final, classificam-se as 16 equipes mais bem colocadas. Os confrontos obedecem a ordem de 1º contra o 16º, 2º contra o 15º e assim por diante.
— Cada ano que passa, o nível da Liga aumenta. Hoje, tu tens uma liga onde não tem jogo fácil. No ano passado, os primeiros colocados na primeira fase caíram antes. Quem fez a final foram o 10º e o 9º, Corinthians e Atlântico. Não é porque tu classificas bem que tu vais ser campeão. É um campeonato muito longo, temos de ir jogo por jogo. Confiar e desfrutar do processo. Depois, quando chegarmos aos playoffs, é outro campeonato. Nos playoffs, temos que estar bem fisicamente, mentalmente e tecnicamente — afirmou Mithyuê.
Ingressos
Os ingressos para a partida de estreia estão à venda e disponíveis nos pontos de venda físicos: Lancheria Original, Supermercado Santa Clara e Loja Paixão Laranja (T-Store), e online, através do site minhaentrada.com.br (Clique aqui para adquirir o seu ingresso).
Elenco da ACBF:
Goleiros: Pedro Bianchini, Ryan e Freire
Fixos: Daniel Ferreira*, Fernando, Willian Peru*
Alas: Bruno Iacovino, Léo Gil, Mithyê, Murilo, Pedrinho, Pedro Rei
Pivôs: Dill*, Guilherme Reis* e Selbach*
* Contratações para a atual temporada
Primeiros jogos da ACBF
Sexta-feira (24/3) - 19h30min - ACBF x Blumenau
Segunda-feira (3/4) - 20h - Tubarão x ACBF
Sexta-feira (7/4) - 19h30min - ACBF x Esporte Futuro
Domingo (23/4) - 14h - Minas x ACBF
Terça-feira (2/5) - 19h - ACBF x Marreco