O Esportivo joga a sua sobrevivência na elite do Campeonato Gaúcho. O time de Bento Gonçalves precisa vencer o Inter, no Beira-Rio, neste sábado (11), às 16h30min, pela última rodada da fase inicial. Além disso, necessita que o São Luiz não vença o seu confronto contra o lanterna Aimoré, em Ijuí.
A equipe da Serra retornou à Primeira Divisão nesta temporada e pode se despedir da elite estadual novamente. Nos últimos 10 anos, o Tivo disputa pela quinta vez a Série A. Entre idas e vindas, o Esportivo busca a permanência para se firmar no cenário principal, mas a tarefa não será fácil. O time de Bento Gonçalves não vence o Inter desde 1983. Ou seja, há 40 anos.
— Vamos ter que brigar. Sabemos que vai ser difícil lá, mas se tivermos 1% de chance vamos correr atrás — disse o zagueiro Jean Pablo, em entrevista ao Premiere.
Não bastasse esse tabu histórico, o Esportivo perdeu os últimos dois confrontos para o Inter, e por goleada. Em 2020, 4 a 0, e em 2021 por 5 a 0, ambos em Porto Alegre. Com apenas uma vitória em 10 jogos, um dos piores ataques e uma das defesas mais vazadas, o Tivo precisará de um milagre para conseguir a permanência na elite do Gauchão.
Para esse jogo, o técnico Carlos Moraes, do Esportivo, terá a ausência do lateral-esquerdo Roger, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O volante Jefferson Prill e o atacante Guilherme continuam fora por lesão.