Cada vez mais presentes nos estádios de Caxias do Sul, as mulheres mostraram que não há espaço para barreiras de preconceito na atualidade. Mas, mesmo cada vez mais constantes nas arquibancadas do Alfredo Jaconi e do Centenário, as torcedoras ainda enfrentam dificuldades. Por isso o tema será debatido, deixando a rivalidade de lado, para que o respeito prevaleça. Pensando em valorizar as torcedoras da cidade, a dupla Ca-Ju, em parceira com o Hotel Blue Tree Towers, realizará uma roda de conversa que contemplará a temática da mulher no futebol da cidade de Caxias do Sul.
O evento acontece nesta quarta-feira (22), às 18h30min, no Hotel Blue Tree Towers e será exclusivo ao público feminino. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada até esta terça-feira (21).
A ideia da ação surgiu em conversas informais entre mulheres que já são envolvidas com a rotina diária do futebol profissional de Caxias do Sul. Uma das idealizadoras da roda de conversa é Bárbara Lauxen, historiadora e responsável pelo Memorial do Juventude. Ela destaca que a iniciativa tem como objetivo criar um espaço de debate, informação e reflexão.
— Precisamos trazer à luz as questões que abordam a inserção da mulher no universo futebolístico, em todos os âmbitos, e ampliar essa discussão para a sociedade em geral. Queremos planejar ações que nos auxiliem a dissolver barreiras, minimizar conflitos, formar um grupo de mulheres ativas na construção do seu espaço — admitiu Bárbara.
Neste primeiro encontro, a ideia de todas é criar um grupo de trabalho que discuta, informe e reflita, através de encontros periódicos, a temática da mulher no futebol. A partir do grupo, será feito um levantamento das dificuldades que as mulheres enfrentam no esporte, sejam elas torcedoras, jogadoras, funcionárias dos clubes ou pesquisadoras. Além do grupo principal, o intuito é que, posteriormente, sejam criados pequenos grupos de trabalho com foco na valorização feminina.
Já confirmaram presença no evento a zagueira Beta, capitã do time feminino do Juventude, a jornalista Carol Freitas, do Grupo RBS, especialista em futebol feminino em GZH, e Danielli Matos, coordenadora do Rosa Grená.
A mediação será da jornalista Angélica Varaschini, da TV Papo. Durante a roda de conversa, as mulheres presentes na plateia terão espaço para perguntas.
Confira o serviço da roda de conversa
Quarta-feira, dia 22, no Hotel Blue Tree Towers
Inscrições: sympla.com.br/ecjuventude - até o dia 21 de março, às 23h59min
Programação:
18h30 – 18h50: Recepção das participantes com degustação de vinhos e geleias.
19h15: Abertura
19h15 – 20h15: Roda de conversa – fala das convidadas: Beta (Capitã do time de Futebol Feminino do Esporte Clube Juventude), Carol Freitas (Jornalista e Editora de Esportes da GZH), Danielli Matos (Coordenadora do Rosa Grená da SER Caxias).
20h15 – 20h45: Abertura para perguntas. As participantes do evento poderão fazer perguntas para as convidadas que estarão compondo a mesa.
20h45-21h: Lançamento da proposta - Grupo de Estudo sobre a mulher no futebol de Caxias do Sul.