A situação do Esportivo é quase desesperadora. O time de Bento Gonçalves chega à última rodada da primeira fase do Gauchão ainda com chances de evitar o rebaixamento. No entanto, precisará de uma combinação difícil para confirmar a permanência.
O Esportivo enfrenta o Inter, neste sábado (11), às 16h30min, no estádio Beira-Rio. Se empatar ou perder, retorna à Divisão de Acesso. A única chance do Tivo não ser rebaixado é vencer o Inter fora de casa.
Ainda assim, precisa torcer para o São Luiz não vença o Aimoré em Ijuí, no estádio 19 de outubro. O Aimoré é o lanterna da competição com somente quatro pontos e o Esportivo aparece na penúltima colocação com seis.
Neste Campeonato Gaúcho, o Esportivo tem uma campanha muito ruim em números. A equipe venceu apenas uma partida em 10 rodadas e foi justamente fora de casa. Em Santa Cruz do Sul derrotou o Avenida, de virada, por 2 a 1. Em partidas, uma vitória, três empates e seis derrotas com um aproveitamento de 20%.
Já o Inter está classificado para a fase semifinal. A única briga é para manter a segunda colocação e disputar o segundo jogo da semi em casa. Ypiranga e Caxias ainda podem ultrapassar o time colorado nesta disputa.