O Caxias enfrenta o Grêmio na decisão do Campeonato Gaúcho 2023. Serão duas partidas para definição do título. Além da conquista, o time grená defenderá segunda maior invencibilidade da história do clube. A equipe do técnico Thiago Carvalho não perde há 12 partidas na competição estadual.
Com o empate do último domingo, diante do Inter, e a vitória nos pênaltis, o Caxias chegou a 12 partidas sem perder no Gauchão. Nessa sequência foram cinco vitórias (Aimoré, Esportivo, São Luiz, Ypiranga e Avenida) e sete empates (São José, Brasil-Pel, Inter, Novo Hamburgo, Juventude e dois contra o Inter na semifinal). A única derrota foi na estreia diante do Grêmio, 2 a 1, no Estádio Centenário.
Essa é a segunda maior marca de invencibilidade da história do Caxias. As maiores sequências sem perder são foram três oportunidades: 1986/1987, 1990 e 2010/2011. Nesses três momentos, o time grená ficou 17 partidas sem derrotas. Os dados são do historiador Gustavo Côrtes.
Caxias e Grêmio se enfrentam, no primeiro jogo da final, neste sábado (1º), às 16h30min, no Estádio Centenário. O confronto de volta será na Arena, em Porto Alegre, no sábado (8), no mesmo horário. O time grená busca o segundo título Estadual. O primeiro foi conquistado em 2000, justamente contra o Grêmio.