Após o empate em 2 a 2 no clássico Ca-Ju, o torcedor do Caxias começa a fazer as contas para avançar às semifinais do Gauchão. A matemática grená não é complexa, a torcida ainda não precisa apelar para a fórmula de bhaskara. A conta é simples, duas vitórias garantem o grená na próxima fase. No G-4 com 13 pontos, o time do técnico Thiago Carvalho depende somente de si.
O próximo adversário grená é o Ypiranga, no sábado, às 16h30min, um confronto direto. Depois, o time encara o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Com uma vitória diante do canarinho, o grená encaminha a vaga.
Para se classificar de forma antecipada, o Caxias precisa vencer o time de Erechim e torcer por um tropeço do São José e Juventude, que podem no máximo empatar seus jogos. O Zeca enfrenta o Avenida, em Porto Alegre, e o Alviverde o Esportivo, em Bento Gonçalves.
Se perder na próxima rodada, o Caxias pode sair do G-4 com os resultados paralelos. Em caso de empate contra o canarinho, o grená também pode ser ultrapassado pelo São José. E dependeria da última rodada para seguir na competição.
Caso some mais 4 pontos nas duas rodadas finais, o Caxias chega aos 18 e ainda pode ser alcançado pelo São José com 12 e perderia no critério de vitórias, se o Zeca vencer as duas últimas. Para não ficar de olho na calculadora, basta o time ser efetivo dentro de campo.
MATEMÁTICA - RESUMO GRENÁ
Com mais 6 pontos
Caxias avança sem depender de ninguém.
Com mais 4 pontos
Caxias torce para o São José não vencer as duas últimas.
Time da Capital teria de fazer no máximo mais 4 pontos.
Com mais 3 pontos
Torce para o São José não somar mais de 4 pontos
Torce para Juventude não vencer as duas