O congresso técnico da Série D do Campeonato Brasileiro ocorre nesta sexta-feira (3). O encontro será realizado de forma online. O Caxias estará representado pelo presidente Mário Werlang. A reunião está prevista para começar às 16h30min.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já realizou os congressos das Séries A e B do Brasileirão. Com a realização do encontro técnico, o Caxias irá conhecer o grupo que ficará na competição. Nas últimas edições, a Série D tem sido regionalizada com oito equipes por chave, passando os quatro primeiros para o mata-mata.
Além do Caxias, o Rio Grande do Sul terá na Série D outros três representantes: Brasil de Pelotas, Aimoré e Novo Hamburgo. Em Santa Catarina, os times que garantiram vaga foram Camboriú, Concórdia e Hercílio Luz. Pelo Paraná estarão em campo os seguintes times: Cascavel, Maringá e São Joseense.
Em caso de um chave com os representantes do Sul, dois paranaenses podem acabar indo para outro grupo, pois a Região Sul tem 10 representantes. Outra possibilidade seria dividir os clubes da região com equipes de São Paulo e Rio de Janeiro. O presidente do Caxias acredita e prefere um grupo regionalizado.
— Devido aos custos, tem que ser nos mesmos moldes. Amanhã vamos saber se terá novamente alguma ajuda, vamos ver se vão dar passagens, alguma premiação no final. Preferimos regional pelo deslocamento, tem que ser tudo de ônibus. Se for para ir a São Paulo, teria que sair dias antes. Para ir no Paraná já complica um pouco. É um Gauchão estendido — comentou Mário Werlang.
Pelo estatuto do torcedor, a tabela de jogos tem que ser divulgada 60 dias antes da bola rolar. Sendo assim, o campeonato deve ter seu início alterado. Em 2022, a Série D começou no dia 23 de abril. Contudo, com o atraso na realização do congresso, a última divisão nacional deve ter bola rolando somente na primeira quinzena de maio.